Discussão:Anarcofeminismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


É Anarca com "A"[editar código-fonte]

Eu notei que um usuário anônimo (IP) modificou todos os "anarca" da página por "anarco". Isto é incorreto. As anarca-feministas usam "anarca" com "a" para reforçar sua identidade feminina, e isto é verdadeiro mesmo em países onde a letra "a" não é tão comumente utilizada para denotar feminilidade, como no caso do inglês. Não é um erro ortográfico ou gramatical, portanto, escrever "anarca-feminismo" com "a". O nome foi criado assim. --Mr.Rocks 14:34, 8 Julho 2005 (UTC)

Realmente eu não sabia disto. Porém aqui no Rio de Janeiro e pelo que eu sei, as anarco-feministas se rotulam com o "o". Talvez fique mais fácil para fins de procura que utilize o anarco-feminista ao invés de anarca-feminista. Já que acredito ser uma forma mais popularizada. E como estamos falando a nível de língua portuguesa, acredito que a nível de Brasil, a definição anarco-feminismo se encaixaria melhor, porém não sei como é em outros países de língua portuguesa...

Mas fica aí minha contribuição, não discordo totalmente do companheiro, acho que as duas definições podem entrar...

--Tyler Durden 04:01, 13 Julho 2005 (UTC)

Graças à sua contribuição, eu criei uma página de redirecionamento de anarco-feminismo para anarca-feminismo. Assim, quem digitar anarco vai cair aqui da mesma maneira. O Infoshop dá resultados mais interessantes se você digita "anarcha" do que se você digitar "anarcho". A primeira opção leva à página principal do "Anarcho-feminism". A segunda leva ao debate sobre o nome.
A minha companheira está me dizendo que somente as anarca-feministas se chamam dessa maneira, mas todo mundo de fora do movimento as chama de "anarco". --Mr.Rocks 20:27, 13 Julho 2005 (UTC)


Penso que presumir que todos os adeptos do anarco-feminismo são mulheres é errado. Ao longo do texto os adeptos são sempre referidos como "elas". Flip 05:09, 18 Janeiro 2006 (UTC)

Bom, Flip, leia "elas" então. Elas consideram que as mulheres só poderão se emancipar por seu próprio esforço (bem na linha do movimento negro e do clássico "a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores" do Manifesto Comunista. Um movimento anarca-feminista composto por homens nada mais seria do que uma apropriação paternalista e tutelagem. Obviamente não ajudaria-as em nada. Eu sugiro que você leia Sex, Race & Class, da Selma James, provavelmente um dos melhores panfletos anarca-feministas disponíveis na web. Mr.Rocks 03:31, 1 Março 2006 (UTC)

Salve pessoal, quero retomar esta discussão quanto ao nome desse artigo. O termo foi criado, no inglês, como anarcha-feminism e, ao ser adaptado para o português, ficou anarca-feminismo. Foram as pessoas que no momento de criação (ou, mais precisamente, rotulação) desta linha de atuação resolveram chamá-la dessa forma, como uma maneira de pontuar sua postura. Não é um termo "errado" no sentido gramatical; simplesmente essa foi a maneira como ele nasceu. A própria Wikipédia Anglófona reconhece isso, e o nome do artigo é Anarcha-feminism. Interessante também, na página de discussão deste mesmo artigo na Wikipédia Anglófona, esta pauta já foi superada a um bom tempo.

Então, proponho que o nome do artigo seja modificado para Anarca-feminismo, e o termo Anarcofeminismo seja um redirecionamento para Anarca-feminismo.

Algumas referências para o termo em inglês anarcha-feminism:

Espero que possamos ter uma saudável discussão por aqui. Filipe Saraiva (discussão) 13h52min de 27 de março de 2010 (UTC)[responder]

Ninguém nem para discordar do que coloquei? - Filipe Saraiva (discussão) 19h51min de 18 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Corrigir Redirecionamento para e Título[editar código-fonte]

Pessoal, essa questão certamente já foi motivo de muito trabalho feito/refeito e de algumas discussões. O artigo está nomeado como "Anarcofeminismo" e é redirecionado de "Anarca-feminismo". Deveria ser o contrário! O nome do termo é "Anarca-Feminismo" e quem procurasse por "Anarcofeminismo" seria redirecionado para o termo correto.

Infelizmente não sei concertar isso, mas fica o aviso de erro aqui. Se alguém puder, favor corrigir. E se não for pedir demais, me manda um link onde explica como é esse procedimento? ;)

Salutos libres!

--Filipe Saraiva (discussão) 22h49min de 25 de março de 2010 (UTC)[responder]

Tomei a liberdade de fazer a alteração. Retirei o redirecionamento de Anara-feminismo para Anarcofeminismo, copiei o artigo inteiro de Anarcofeminismo para Anarca-feminismo e, por último, coloquei um redirecionamento de Anarcofeminismo para Anarca-feminismo.

O termo correto é "Anarca-feminismo", isto está demonstrado em várias fontes que remetem ao surgimento dessa linha de atuação. Inclusive, a Wikipédia Anglófona reconhece isto.

Não sei se foi uma solução muito radical, mas foi a que encontrei.

Saudações,


--Filipe Saraiva (discussão) 20h45min de 26 de março de 2010 (UTC)[responder]

Filipe, já respondi na sua discussão, mas de todo o modo respondo aqui também. Não se podem fazer moções manuais assim, pois isos destroi o histórico do artigo. O procedimento correcto está explicado aqui. No entanto, este título foi movido para Anarcofeminismo para respeitar o AO, que aqui é de uso obrigatório em títulos. Espero ter esclarecido as suas dúvidas, --- Darwin Alô? 21h17min de 26 de março de 2010 (UTC)[responder]

A questão do AO é o hífen que deixou de ser usado, se não tiver contestação vc pode mover o titulo para Anarcafeminismo que respeita o AO e está vago. Da minha parte apoio a moção.--Lépton msg 17h41min de 7 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Bem, eu fiz a modificação que o Lépton sugeriu acima. Tomara que ela resista por algum tempo. --Filipe Saraiva (discussão) 18h10min de 4 de junho de 2010 (UTC)[responder]