Portal:Feminismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Política: Anarquismo · Comunismo · Ambientalismo · Fascismo · Feminismo · Libertarismo · Socialismo

Portal
Feminismo

Feminismo

Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal das mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas com as diferenças entre os gêneros. Advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Foto
Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Saiba mais...

Artigo destacado

Carta às Mulheres
Carta às Mulheres é uma carta aberta que o Papa João Paulo II publicou dirigida às mulheres do mundo inteiro, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 29 de junho de 1995. Neste documento o papa felicita a ONU pela iniciativa e afirma que a Igreja também se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, não só através da colaboração da Delegação da Santa Sé nos trabalhos da conferência, como também falando diretamente ao coração e às mentes de todas as mulheres.

Imagem destacada

Simone Beauvoir in 1960.jpg
Crédito: {{{crédito}}}

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (Paris, 9 de janeiro de 1908 — Paris, 14 de abril de 1986), foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.

Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.

Neste mês...

Maio:

Olympe de Gouges
  • Em 3 de maio de 1933, Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal.
  • Em maio de 1979, Eunice Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
  • Em 15 de maio de 1986, Iolanda Fleming se tornou a primeira mulher a governar um estado brasileiro.

Nasceram neste mês...

Morreram neste mês...

Biografia destacada

em 1979
Rosa Parks, (1913 - 2005), foi uma costureira negranorte-americana, símbolo do Movimento dos Direitos Civis. Ficou famosa, em 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus/autocarro a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos ônibus de Montgomery, que posteriormente viria a marcar o início da luta anti-segregacionista.

Você sabia...

...que Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher?

Categorias

WikiProjetos

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao feminismo dando visibilidade ao assunto escolhido.

• Adicione imagens nos artigos.

• Melhore os artigos com temas relativos ao feminismo.

Artigos de interesse

Citação destacada

Emma Goldman seated.jpg
Busco a independência da mulher, seu direito de se apoiar; de viver por sua conta; de amar quem quer que deseje, ou quantas pessoas deseje. Eu busco a liberdade de ambos os sexos, liberdade de ação, liberdade de amor e liberdade na maternidade.

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia