Portal:Feminismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Política: Anarquismo · Comunismo · Ambientalismo · Fascismo · Feminismo · Libertarismo · Socialismo

Portal
Feminismo

Feminismo

Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal das mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas com as diferenças entre os gêneros. Advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Foto
Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Saiba mais...

Artigo destacado

Carta às Mulheres
Carta às Mulheres é uma carta aberta que o Papa João Paulo II publicou dirigida às mulheres do mundo inteiro, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 29 de junho de 1995. Neste documento o papa felicita a ONU pela iniciativa e afirma que a Igreja também se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, não só através da colaboração da Delegação da Santa Sé nos trabalhos da conferência, como também falando diretamente ao coração e às mentes de todas as mulheres.

Imagem destacada

Cartaz Soviético
Crédito: User:Mutari

Manifestação no Dia Internacional da Mulher em Barcelona, 2009. O Dia Internacional da Mulher terá sido celebrado pela primeira vez entre 1909 e 1911.

Neste mês...

Janeiro:

Simone de Beauvoir

Nasceram neste mês...

Morreram neste mês...

Biografia destacada

Pintura romântica de Joana D'Arc na Batalha de Orléans
Joana d'Arc, (1412 — 1431) por vezes chamada de donzela de Orléans, é a santa padroeira da França, heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizadaem 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Você sabia...

...que Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher?

Categorias

WikiProjetos

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao feminismo dando visibilidade ao assunto escolhido.

• Adicione imagens nos artigos.

• Melhore os artigos com temas relativos ao feminismo.

Artigos de interesse

Citação destacada

O amor não pode florescer numa "sociedade" baseada no dinheiro e no trabalho sem sentido; pelo contrário, para que o amor floresça exige-se liberdade econômica e pessoal, tempo disponível, oportunidade de nos deixarmos envolver em atividades emotivamente satisfatórias, que, uma vez partilhadas entre pessoas que se respeitam, podem conduzir a uma amizade profunda. Mas a "sociedade" não fornece, praticamente, nenhuma oportunidade desse gênero.

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia