Discussão:Arte gótica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Arte gótica é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado


retirado texto que tinha sido copiado de http://geocities.yahoo.com.br/anacanella/estilo_gotico.html. Paulo Juntas 11:07, 7 Fev 2005 (UTC)

Leslie,
Há dezenas de historiadores "famosos" por terem escrito biografias de artistas, principalmente, de artistas italianos. Vasari se distinguiu, exatamente, por ter escrito "Vite", obra considerada marco fundacional da História da Arte, como a entendemos hoje. --Cláudio Aarão Rangel 18:01, 23 Mai 2005 (UTC)

Filosofia da Luz!!![editar código-fonte]


Não pretendo promover alteração em relação ao sub-título "A Filosofia da Luz e a Abadia de Saint-Denis"(grifo nosso), sem a devida discussão e possíveis sugestões, se for o caso. Apenas, chamar atenção que esta expressão, Filosofia da(s) Luz(es), está, bastante associada ao Iluminismo. Não sei! Talvez deva ser "esclarecido" este tópico. Mesmo porque, a filosofia que se pretende vincular ao Gótico é a Escolástica (Cf. PANOFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica. São Paulo: Martins Fontes, 1991 ). E, por favor, alguém pode me dizer algo sobre Dionigi e esta tal “Filosofia da Luz”!!! Abs,
Cláudio Rangel.--Cláudio Aarão Rangel 22:15, 25 Mai 2005 (UTC)

Olá Cláudio! Desculpe só agora ter visto o seu comentário aqui na página de discussão. (Felizmente há usuários muito úteis que nos fazem o favor de chamar a atenção! -isto é só um à parte.)

Relativamente à "filosofia da luz" ainda não tinha feito essa possível associação com o iluminismo. A luz a que me refiro é a luz física, real importante no gótico como veículo de comunicação com o divino. Se achar, no entanto, um título que lhe pareça menos ambíguo pode com certeza fazer a alteração (tipo talvez, "A luz e do divino" ou "A luz como nova matéria artística"). Relativamente a Dionísio foi óptima a sua intervenção: Pseudo-Dionísio, o Aeropagita (está muito bom o artigo)! Foi falha minha na altura não ter explicado melhor este aspecto. Já para não falar que nem referi o pseudo... Bom trabalho! Lusitana 06:45, 29 Jun 2005 (UTC)

Vejo que o artigo está muito bom, mas não tem nenhuma foto de exemplo de estilo gótico no Brasil. Eu tenho fotos da Catedral da Sé, que é toda em estilo gótico. Se vocês se interessarem.


Claro que sim! Podemos criar os sub-artigos Gótico no Brasil e Gótico em Portugal! Lusitana 21:39, 9 Dezembro 2005 (UTC)

Gótico no Brasil? Quanto muito neogótico não? --André 22:31, 9 Dezembro 2005 (UTC)

LOL, certo... Lusitana 15:25, 18 Março 2006 (UTC)

Divisão do estilo gótico[editar código-fonte]

O texto inclui na evolução do estilo gótico a divisão "gótico flamejante" ou "gótico radiante". Sobre isso:

  • creio que o gótico flamejante não possa ser considerado uma divisão genérica do gótico, mas sim uma variante do gótico francês, somente. O gótico em geral pode ser dividido em gótico primitivo, gótico pleno e gótico tardio, podendo ter outros nomes e variantes nos vários países em que o estilo aparece;
  • os estilos flamejante e radiante não são equivalentes. O flamejante, também conhecido como flamboyant, é posterior ao radiante.

Mateus Hidalgo diga! 14:37, 8 Agosto 2006 (UTC)

Realmente o que faria na divisão do gótico no artigo, seria trocar a ordem do flamejante com a do gótico tardio e diferenciar os 2 sub-géneros. Além da divisão que referiste, encontro também a divisão por Primitivo, Clássico, Radiante e Flamejante (sendo que os dois últimos são uma espécie de gótico tardio). Noutro livro o flamejante também é inserido no tardio. Que tal assim:
  • Variantes decorativas (não estruturais) do gótico tardio
    • Gótico radiante ou rayonnant: século XIV (linhas radiais na traceria)
    • Gótico perpendicular (Inglaterra): século XIV (linhas perpendiculares)
    • Gótico flamejante ou flamboyant (França): século XV (linhas ondulantes). Lusitana 15:57, 8 Agosto 2006 (UTC)
Acho que desse modo está legal. Seria interessante também citar os estilos de outros países. Sobre a divisão, há sempre diferença de nomenclatura mas a evolução em geral é sempre a mesma: um período primitivo, um áureo, ou pleno, e um tardio. A dificuldade é que esses variantes surgem gradualmente e ao mesmo tempo, sendo difícil se defenir como e quando um começa ou se o estilo x é um variante de y ou estilo próprio. Mateus Hidalgo diga! 16:44, 8 Agosto 2006 (UTC)

É verdade. O melhor é, como disseste, explicar o desenvolvimento do estilo noutros países (à semelhança da secção que já existe sobre o gótico em Portugal). Lusitana 06:53, 11 Agosto 2006 (UTC)

Ogótico tem traços marcadamente ascendete a busca de deus ou de respostas aos ceus pelas nossas súplicas

Renomeação[editar código-fonte]

O titulo atual é bastante vago e subjetivo. "Estilo gótico" pode se referir a muitas coisas: literatura gótica, subcultura gótica , rock gótico... proponho que o título seja renomeado para "arte gótica", tal como as demais wikis. Lord MotaFala 20h42min de 3 de fevereiro de 2016 (UTC)[responder]

Fui audaz e movi. Quintal 21h10min de 3 de fevereiro de 2016 (UTC)[responder]