Discussão:Imigração japonesa no Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É preciso começar a registrar a mais recente onda migratória de japoneses no Brasil. No Estado do Mato Grosso, em particular - o Estado que mais cresce no Brasil (em todos os aspectos)- tem-se verificado um lento, mas crescente chegada de novos imigrantes japoneses. A ligação que une o Brasil ao Japão, iniciado no final do século XIX, jamais será rompida. O Brasileiro contemporâneo é sempre simpático aos japoneses, apesar do preconceito do passado.

Dermival Moreira - Cuiabá - MT


Shindo Remmei - Pré-Imigração[editar código-fonte]

Vários erros de informação no tópico Shindo Remmei. Agora (desde 16/11/2006) já foram corrigidos. Inseri algumas informações sobre a "Pré-Imigração" japonesa iniciada em 1907 e comprovada pelo livro Antes do Kasato Maru, recentemente lançado.

Não consigo compreender como importantes informações referentes a Pré-Imigração foram deletadas. A História não é uma Ciência Exata, muda sempre que novas provas confirmam novos fatos. Até o Museu Histórico da Imigração aceita a Pré-Imigração. Infelizmente a Wikipédia caminha no sentido contrário a evolução histórica, mais uma vez. --200.165.105.202 (discussão) 20h52min de 16 de Maio de 2008 (UTC)


Identidade brasileira no Japão[editar código-fonte]

Gostaria de colocar uma tabela da constituição racial da comunidade brasileira no Japão, mais de 80 % dos nipo-brasileiros no Japão são mestiços ou brasileiros, sem nenhuma aparência japonesa. A comunidade brasileira do Japão é fechado, isolado, não se adapta, nao se relaciona com a sociedade e os costumes e regras japoneses, isso causa muitos conflitos com a sociedade japonesa, altos índices de criminalidade, evasão escolar, e preconceito. Naturalmente os brasileiros sem traços japoneses tem muito mais dificuldade de adaptação na sociedade japonesa do que os descendentes que tem características nipônicas. A maior dificuldade dos brasileiros que vivem no japao é o idioma.o comentário precedente não foi assinado por 201.52.187.99 (discussão • contrib.)

  • O tema deste artigo é outro. Para falar dos imigrantes brasileiros no Japão temos o artigo Dekassegui.

-- Jo Lorib d 10h12min de 18 de Junho de 2008 (UTC)

Por favor, caro IP, traga fontes para debater.

Não sei de onde você tirou que os brasileiros no Japão não têm traços japoneses. O Japão só permite a entrada de brasileiros que podem comprovar que são descendentes de japoneses. E, para tal, têm que ser filhos ou netos de japoneses. Nem mesmo os bisnetos são permitidos vistos.

Obviamente, quem é filho ou neto de japoneses, tem cara de japonês. Ou você acha que, quando a pessoa nasce no Brasil, ela automaticamente vai perdendo os traços japoneses?

Cai na real.

A grande maioria dos brasileiros lá são filhos e netos de japoneses, muitos deles mestiços ou não, isso não importa. Até porque, normalmente os mestiços "puxam" mais para o lado japonês, assim como os mulatos "puxam" para o lado negro.

Os brasileiros são ainda mais discriminados, porque têm a aparência japonesa, mas são culturalmente brasileiros. Os japoneses, de uma forma geral, não gostam de pessoas que deixaram a cultura japonesa de lado.

Enfim, ter ou não cara de japonês é algo que não vai determinar quão brasileira uma pessoa é. Ser brasileiro independe de raça, religião ou o que for. Opinoso (discussão) 16h12min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Está faltando fontes na informação, além do preconceito.


  • Concordo com o anônimo IP 201.52.187.99

Opinoso, não se trata de preconceito, vc não entendeu.

Sou descendente de italianos e morei no Japão durante tres anos, e vi que a maioria (cerca de 60%) dos brasileiros vivendo no Japão não tem nenhuma característica japonesa, seja na aparência ou costumes. Isto porque são mestiços de terceira geração, são filhos de mestiços.

A questão racial sempre influi nos costumes e identidade cultural de uma pessoa. Um negro sempre tem facilidade com tradições africanas. Um branco tem mais facilidade de assimilar a cultura européia.

Alguns nipo-brasileiros com aparência japonesa não tem nenhuma familiaridade com a cultura japonesa, isso é muito triste!

Os nipo-brasileiros com aparência japonesa sem identidade cultural ou conhecimento do idioma japonês, enfrentam muitos preconceitos no Japão, isto porque o povo japonês confundem esses brasileiros com imigrantes chineses, coreanos, filipinos etc. O Povo japones não consegue imaginar que esses brasileiros são descendentes de japoneses. Atualmente são muitos imigrantes no Japão, inclusive alguns da África e do leste europeu.

Por exemplo, um brasileiro descendente de alemães foi morar na Alemanha, como não domina a idioma, o povo alemão supõem q ele é um imigrante do leste europeu.

Enfim, ter ou não cara de japonês é algo que não vai determinar quão brasileira uma pessoa é. Ser brasileiro independe de raça, religião ou o que for. Concordo! o comentário precedente não foi assinado por 189.120.215.249 (discussão • contrib.) Heitor discussão 02h11min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Fenômeno Dekassegui[editar código-fonte]

O trecho necessita revisão. Os primeiros parágrafos não têm coesão entre idéias e o geral não está preciso, tampouco objetivo.

Coloquei a tag de sem fontes no trecho correspondente à ultima edição válida. Não vejo porque retira-lo existindo a tag de {{sem fontes}}.Crazyaboutlost discussão 00h51min de 27 de Julho de 2008 (UTC)


Quem vê isso até acredita que você está preocupadíssimo com a qualidade do artigo. Todavia, eu não sou nada bobo, e tenho consciência do que na realidade você está tentando fazer.

Apenas acho lamentável que, três meses atrás, o administrador OS2Warp tenha me dito que você havia se prometido a parar de me entrar na minha página de contribuições e perseguir minhas edições. Porém, como já esperava, você mentiu, pois continua, sorrateiramente, a reverter minhas edições e a tentar destruir artigos de qualidade que trabalho, como esse.

Má-fe? Falta de ética? Bom, isso são valores que a gente recebe de berço, da família. Infelizmente, muitos não tiveram o privilégio de receber de seus pais ensinamentos como não mentir. Neste país, onde vale tudo, é realmente compreensível que a mentira faça parte do dia-a-dia de uma maioria.

Desista, meu caro. Pode continuar a me perseguir à vontade. Eu não vou deixar de escrever em bons artigos, come esse sobre a imigração japonesa, que tenho orgulho de eu mesmo ter escrito. Ao contrário de você, eu não me ocupo perseguindo edições alheias. Eu entro na wikipédia para absorver conhecimentos e compartilhar os meus. Eu não entro aqui para destruir artigos ou perseguir edições. Acho isso infantil e completamente inútil. Afinal, tem que estar muito desocupado na vida, com muito tempo ocioso para entrar na página alheia e montar estratagemas patéticas para destruir artigos, e ainda sair com o bonzinho da história. Eu não, eu prefiro me aproximar da verdade, e não da mentira. Opinoso (discussão) 16h24min de 27 de Julho de 2008 (UTC)


Insisto: coloquei a tag de sem fontes no trecho correspondente à ultima edição válida. Não vejo porque retira-lo existindo a tag de {{sem fontes}}. Algum comentário relevante?Crazyaboutlost discussão 22h09min de 27 de Julho de 2008 (UTC)
Não vou discutir com você, até você explicar porquê mentiu e continua a me perseguir. Apenas espero que não continue mentindo e páre de me perseguir. É muito feio passar como mentiroso. Opinoso (discussão) 17h16min de 28 de Julho de 2008 (UTC)
Não havendo oposição, então, sugiro a permanência do trecho com a devida pred. de {{sem fontes}}.Crazyaboutlost discussão 03h21min de 29 de Julho de 2008 (UTC)

Artigo mal-escrito[editar código-fonte]

Lamentável esse artigo, que estava impecável, hoje se encontra com dezenas de erros gramaticais, palavras mal-escritas, erros de digitações.

Trabalho porco. Opinoso (discussão) 23h10min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)


kakakaka!

Você não está impedido de corrigir e melhorar.

Há algum exemplo do seu trabalho na Wikipedia que possa ser analisado?

Pelo modo como discute, tenho certeza que nunca contribuiu com algo útil. É somente o Reiversão, o rei das reversões.

--Quissamã (discussão) 23h33min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)


Se for para fazer trabalho porco, é melhor não fazer nada. Você deveria pensar duas vezes antes de acabar com um artigo, como fez com esse aqui.

Eu mesmo que escrevi esse artigo da imigração japonesa, e que estava na lista dos mais visitados da Wikipédia e trechos desse artigo foram até parar na Revista Época.

Estou aqui abismado com o tanto que está mal-escrito essas suas mudanças. Se um dia a Época reproduziu o que estava escrito aqui, agora nem revista de bairro vai ler isso aqui.

É um assassinato da língua portuguesa. Opinoso (discussão) 23h48min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)


Eu vou ver o que você escreveu. E cobrar da Época a pesquisa!

--Quissamã (discussão) 00h00min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


Ainda bem que a festa da imigração japonesa já passou e o número de gente pesquisando o tema também. Imagina, encontrar esse lixo aqui? Humilhação para a wikipédia. Não merecemos isso! Opinoso (discussão) 00h03min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

Já verifiquei e qualquer um poderá também verificar. Fiquei impressionado com a qualidade das suas contribuições! Ainda mais, confirmei, como você escreveu acima, que foi você "mesmo que escreveu esse artigo da imigração japonesa".

--Quissamã (discussão) 00h11min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


Só espero que você se torne um pouco mais consciente e, ao invés de acabar com artigos e inventar informações, se atenha a fontes fiáveis, sem fazer interpretações pessoais.

Espero, sinceramente, uma mudança sua de conduta. Opinoso (discussão) 00h15min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


Revi o verbete em questão. Gostaria de ter atingido o excepcional nível das suas contribuições, mas eu teria que me esforçar muito para conseguir isto.

--Quissamã (discussão) 01h58min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


Realmente, porque tem que estar muito mal intensionado para fazer um lixo num artigo como você fez nesse aqui.

Medonho, medonho. Opinoso (discussão) 15h17min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)


Ajo sempre com a melhor das intenÇões e procuro não criar tenSões desnecessárias. Erro, mas sou bem intenCionado. Seja corajoso: corrija os textos, que não são meus nem de ninguém.

--Quissamã (discussão) 18h56min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Quadro inicial[editar código-fonte]

Este tópico tem um quadro na Wikipedia em inglês feito com uma pré-definição. Quem é que cuida destes quadros pré-definidos?

--Quissamã (discussão) 18h56min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

os japonesses[editar código-fonte]

os japonesses vieram para o brasil nas regions de sao paulo,parana,para e em busca de terra boa para comtinuar suas plantasoes

Razões da imigração japonesa[editar código-fonte]

Não acredito q os japoneses vieram ao Brasil por causa de superlotação, miséria ou expansão cultural etc.

Vieram aqui por causa de propagandas enganosas e falsas promessas de prosperidade por parte do governo japonês, o objetivo inicial dos imigrantes japoneses era acumular riquezas em pouco tempo e se mandar daqui, não faz menor sentido argumentar q os japoneses vieram aqui por causa de superlotação, o Japão já tinha naquela época mais de 100 milhões de habitantes, apenas um numero insignificante (menos de 200 mil japoneses) vieram ao Brasil, numero insuficiente de imigrantes para formar uma grande colônia e promover a expansão cultural japonesa no Brasil.

A verdadeira intenção do governo japonês era enviar pequenos números de imigrantes, para promover a primeira experiência nipônico no mundo ocidental.o comentário precedente não foi assinado por 189.120.215.249 (discussão • contrib.) Heitor discussão 01h15min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)


Quando a propaganda é enganosa, o produto é devolvido ou nunca utilizado.

Qual a quantidade de imigrantes japoneses que retornaram? (cerca de 50% dos italianos que foram para os EUA retornaram). Não voltavam porque depois de algum tempo as dificuldades eram superadas e aqui ficava melhor do que lá. Muitos japoneses acumularam algum dinheiro no Brasil, o suficiente para ser rico no Japão. Sabe quantos voltaram?

Fora as perseguições políticas e religiosas, ninguém emigra se não espera melhorar de condição econômica. Nipo-brasileiro com boa renda não pensa em trabalhar como dekassegui. Os japoneses que vinham para cá estavam nas mesmas condições dos dekasseguis atuais, ou pior, pois os primeiros imigrantes nem tinham dinheiro para pagar a passagem (custeada pelo contratante).

Além disto, a imigração japonesa para vários países cresceu ao longo do tempo, até que o crescimento econômico do Japão fez com que ela não fosse mais atraente para os japoneses. Se crescia, era porque havia propaganda boca-a-boca. A propaganda do governo foi só no início.

A população do Japão da época era um absurdo, algo comparável (em problemas) à China ou Índia de hoje. Compare a variação populacional do Japão e do Brasil no século XX. Nesta comparação, o Japão quase não aumentou de população. Imagine produzir alimentos para toda a população japonesa da época com a pouca terra agriculturável que existe no Japão e sem usar adubos ou maquinários. Nestas condições, cada pessoa que trabalha produz comida apenas para três pessoas adultas. Se houver muita criança ou velho, a comida será pouca.

A quantidade de imigrantes para o Brasil e EUA foi pequena, mas para a Coréia, Taiwan e Manchúria foram milhões. Tiveram que voltar no final da Segunda Guerra Mundial; foi o único momento de crescimento expressivo da população japonesa no século XX. A emigração para o Brasil foi só um aspecto de um grande movimento imigratório de japoneses no início do século XX, do mesmo modo que atualmente brasileiros emigram hoje em dia para diversos países no mundo além do Japão.

Agora explique o que era esta "primeira experiência nipônico no mundo ocidental"?

Quissamã (discussão) 07h50min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Primeira experiência nipônico no mundo ocidental"[editar código-fonte]

A expressão correta seria: Experiências étnico-culturais.

Acredito que o governo japones incentivou a imigração ao Brasil, só por curiosidade, para saber como os japoneses se adaptariam aqui no mundo ocidental, como seria a adaptação, os conflitos raciais, religiosos, culturais etc.


Se você acredita, então pode acreditar.

Como em qualquer enciclopédia, o que deve ser escrito é o que a comunidade científica (pesquisadores em ciências sociais) acredita.

Se você é pesquisador em ciências sociais e esta é uma idéia sua, mesmo que corrreta e comprovada pelos seus dados, então é pesquisa original. Uma parte significativa da comunidade científica deve apoiar a sua idéia para ela ser informação colocada em uma enciclopédia.

Acima de tudo, quanto mais controverso o fato, mais importantes são as referências fiáveis (há muita fonte de informação que não é confiável). Se tiver fontes fiáveis que falem de experiências étnico-culturais, pode colocar sem apagar as infomações antigas, mas cite de onde veio a infomação nova.

Quissamã (discussão) 09h47min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

PS: Assine sempre. São quatro tils.

Quissamã (discussão) 09h49min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Questionamento sobre o envolvimento do governo japonês[editar código-fonte]

Um fato assumido mas nunca provado é a atuação do governo japonês na imigração. O artigo traz 2 citações sobre o assunto. O [20], note bem, é um artigo do IBGE.

Citar IBGE como fonte histórica me parece um erro porque História nunca fez parte do "core competence" dele. Uma prova é que o próprio documento citado diz que em 1868 a restauração Meiji trouxe o imperador japonês de volta ao poder. Quando na verdade o imperador sempre foi um fantoche e nunca deteve poder real.

O segundo, [6] é pior ainda. É citado um artigo sobre uma modelo trabalhando nos EUA hoje escrito por um site da comunidade. Nada a haver com o assunto.

Há provas do envolvimento da iniciativa privada japonesa para trazer os japoneses para o Brasil. O governo japonês ao que me parece atuou para tornar isto possivel a nível de governo mas sem envolvimento ou interesse na imigração em si. Fez isso como maneira de ajudar a iniciativa privada. Não muito diferente do papel do governo brasleiro com o movimento dekasegui atual.

A menos que haja citações críveis acho que ambas as citações devam ser removidas e o texto corrigido.

216.151.180.66 (discussão) 20h07min de 21 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]