Discussão:Mosteiro de São Bento (Salvador)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 8 de abril de 2020 de Juniorpetjua no tópico Tópico de discussão não intitulado

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Prezado colaborador Juniorpetjua,

O Abade do Mosteiro da Bahia, Dom Emanoel D'Able do Amaral, e o monge benditino Dom Gregório Paixão, atual bispo de Petrópolis, solicitaram entrar em contato visando o ajustamento de informações que estão sendo publicadas de forma equivocada pelo prezado colaborador. Seguem alguns argumentos apresentados por eles. As imagens dos documentos podem ser vistas no link: https://digiservice.com.br/mosteiro/informacoes-mosteiro-da-bahia/

Conforme o Diretorio Litúrgico da Congregação Beneditina do Brasil, ano 2020, que é utilizado por todos os Mosteiros do Brasil, ou seja, com anuência de todos os Abade, dando portando fé pública das informações dadas, diz em sua página 156, que o "Mosteiro fundado pela Páscoa de 1582 e eregido Abadia a 13 de outubro de 1584 (primeira Abadia em toda América). Na página 159, que o Mosteiro de Olinda foi fundado entre os anos de 1586 e 1592 e erigido em Abadia a 22 de agosto de 1596. A historiadora Alicia Duhá Lose, em sua obra Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia, volume I, conforme anexo, afirma "O Mosteiro de São Bento da Bahia, fundado em 1582, foi o primeiro mosteiro beneditino do Novo Mundo e, como era de se esperar, está diretamente relacionado à história do desenvolvimento da Bahia e do Brasil."

Cabe ressaltar ainda que os links de referência, do IPHAN, em especial o do governo federal que não informa a ano de fundação do Mosteiro da Bahia, também não dão informações sobre qual seria o primeiro mosteiro.

Assim sendo não procedem as informações do cabeçalho, que o primeiro Mosteiro Beneditino foi o de Olinda, e sim o da Bahia. Também não procede a informação que você modificou "As obras foram iniciadas no século XVII e concluídas em princípios do século XX.[1]" Visto que o primeiro prédio e a Biblioteca foram iniciado no já no ano de fundação em 1582. As obras foram concluidas no final do século XIX, conforme informações extraidas do livro do tombo, base para a confecção do texto confeccionado para a Wikipedia, e revisadas pelo Abade Dom Emanoel D'Able do Amaral.

Assim sendo, o senhor Abade do Mosteiro da Bahia, Dom Emanoel D'Able do Amaral, solicita humildemente e cordialmente que o prezado colaborador da Wikipedia Juniorpetjua, se abstenha modificações ou adição de informações que não sejam de fonte confiaveis, tais como as apresentadas acima. Visando acima de tudo, o crescimento da ferramenta Wikipedia.

Atenciosamente

SHFB 02h14min de 8 de abril de 2020 (UTC)

Sergio Henrique Bragança, bom dia! Uma vez que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é a fonte mais fidedigna em se tratando de patrimônio histórico no Brasil, sugiro que entre em contato com o órgão para que o registro seja alterado. De acordo com o IPHAN, o primitivo edifício era seiscentista, e a edificação atual foi construída entre o último quartel do século XVII e o século XX. Peço perdão se em algum momento faltei com a delicadeza que me é característica. Um grande abraço!--Juniorpetjua (discussão) 09h45min de 8 de abril de 2020 (UTC)Responder