Discussão:Sociocapitalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sócio-capitalismo.

Será que não deveria estar no esboço de capitalismo.

sociocapitalismo[editar código-fonte]

O termo sociocapitalismo tratado no livro que está sendo registrado no Brasil intitulado: "O Sociocapitalismo - Por um Mundo Melhor,cuja autoria é de Paulo José F. valente, refere-se ao novo sistema político-econômico que predominará no século 21, fruto da convergência entre o capitalismo e o socialismo.

Princípios básicos do sociocapitalismo: a) “Todo poder emana do povo e em seu nome ele será exercido. b) ”Toda riqueza provém do trabalho.”

Pilares do sociocapitalismo: a) e-democracia direta, b) estatização estratégica e; c) Fundo do Capital Social dos Trabalhadores.

O Sociocapitalismo dará origem a um Novo Contrato Social.

Novo Contrato Social: Acordo político-econômico aprovado por votação popular democrática e direta pelos eleitores de um país, pelo qual se reconhece o direito dos trabalhadores assalariados de participarem dos lucros gerados pelo trabalho assalariado. Afinal toda riqueza provém do trabalho. O acordo reconhece a igual importância do capital e do trabalho para a empreitada comercial gerar riqueza. Assim ambas as classes, capitalistas e trabalhadores, possuem o direito à participarem do lucro que o empreendimento produtivo gerou. No sistema político-econômico que vigorará no século 21 os trabalhadores serão reconhecidos como importantes e impressindíveis para a geração da riqueza do país. Por isso serão tratados legalmente como sócios dos capitalistas, com direito ao dízimo dos lucros.

Referências: 1 - "O sociocapitalismo - por um Mundo Melhor" - livro de Paulo José F. Valente (@pjvalente), gratuito em: www.slideshare.net/pjvalente/o-sociocapitalismo e www.slideshare.net/pjvalente/the-sociocapitalism 2 - "The sociocapitalism - for a Better World" - presentations by Paulo José F. Valente; free in english: www.slideshare.net/pjvalente/presentations

Sociocapitalismo sem capitalismo?[editar código-fonte]

"Não pode-se falar em fusão do socialismo com capitalismo pois a questão de tudo é a propriedade privada, no socialismo há a estatização dos meios de produção, no capitalismo não há." Na verdade, no socialismo não há necessariamente a estatização dos meios de produção (talvez em algumas vertentes). De acordo com a própria wikipedia: "Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública dos meios de produção" Os meios de produção devem estar sob o controle e propriedade da população, mas isso não precisa ser por meio do estado, anarquistas por exemplo defendem a gestão direta das empresas pelos trabalhadores da mesma. No momento que um governo coloca que todo trabalhador de uma empresa, é um sócio da mesma, não lhe dá direito de administração sobre a mesma? Lendo rapidamente (http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=1568&), é necessária a aprovação do sócio para a dissolução da sociedade inclusive. Até onde eu sei, uma sociedade empresarial pertence aos sócios, então isso também não da a propriedade a eles? Ao que me parece, no momento que você obriga que em toda empresa, os seus funcionários sejam sócios da mesma, você está acabando com a propriedade privada para os grandes meios de produção. Ainda que alguns sócios tenham uma quota maior que os outros.

socialismo autogestionário (titoísmo)[editar código-fonte]

Segundo a própria wikipédia: "Os titoístas entendiam que nem toda propriedade privada era capitalista: pequenos negócios, pequenas propriedades rurais, comércio familiar e outros, por não terem mais-valia, não precisavam ser expropriados. Além disso, valorizava-se a participação direta dos trabalhadores na produção (e nos ganhos obtidos com ela), e não indireta como ocorria na URSS." Extremamente semelhante ao sociocapitalismo. Continuo a achar que o sociocapitalismo é socialismo, apenas não é o mesmo modelo adotado pela URSS nem propõe uma transição por meio de revoluções armadas, mas de forma democrática. E o socialismo ser alcançado por meios democráticos também é socialismo (vide social-democracia)