Distrito de Brčko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Distrito de Brčko ocupa o território em verde na imagem, a Federação da Bósnia e Herzegovina o território em azul e em vermelho a República Sérvia da Bósnia.

O Distrito de Brčko (Brčko Distrikt em bósnio) é um território integrante da República da Bósnia e Herzegovina. O distrito possui uma área de 208 km² com uma população total de aproximadamente 87.332 habitantes (estimativa 2007). Sua capital é a cidade de Brčko, com cerca de 31.500 habitantes (estimativa 2007).

Status na Federação:

O Distrito de Brčko, embora teoricamente esteja formalmente preso por ambas entidades federadas bósnias, é na prática uma terceira entidade da República da Bósnia e Herzegovina, tendo os mesmos direitos da República Sérvia da Bósnia¹ e da Federação da Bósnia e Hezergovina².

Brčko está sob administração direta da Federação, porém o distrito é considerado como território livre, ou seja, sob administração de ambas as entidades federadas, ou ainda como território comum das mesmas.

Fronteiras:

Brčko faz fronteira ao sul e à noroeste com a Federação da Bósnia e Herzegovina, à leste e à oeste com a República Sérvia da Bósnia, ao norte com a República da Croácia e à nordeste com a República da Sérvia.