Dmitri Vasilenko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dmitri Vasilenko
Дмитрий Василенко
Informações pessoais
Nome completo Dmitry Andreyevich Vasilenko
Modalidade Ginástica artística masculina
Representante Rússia
Nascimento 12 de novembro de 1975
Cherkessk, Karachayevo-Cherkesskaya Respublika
Nacionalidade Rússia russa
Morte 4 de novembro de 2019 (43 anos)
Nível sênior

Dmitri Vasilenko (em russo: Дмитрий Василенко) (Cherkessk, 12 de novembro de 1975 - 4 de novembro de 2019) foi um ex-ginasta russo, que competiu em provas de ginástica artística.

Vasilenko é o detentor de uma medalha olímpica, conquistada nos Jogos de Atlanta em 1996. Na ocasião, subiu ao pódio por equipes como o medalhista de ouro, após superar as nações da China e Ucrânia.[1]

Morreu aos 43 anos, conforme relatou seu companheiro de equipe Alexei Nemov ao Instagram. Em 2008, o atleta foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, nos últimos anos ficou completamente paralisado e morou na França.

“Adeus amigo! Obrigado por tudo ... Dima não está mais conosco ... Que ele descanse em paz ... Obrigado a todos que oraram por sua saúde ... Agora só podemos orar por sua alma. Nossos pêsames à família e aos amigos ”, escreveu Alexei Nemov.

Além do ouro dos Jogos Olímpicos, o atleta conquistou medalhas de prata (1994) e bronze (1997) dos campeonatos mundiais na classificação por equipes. Campeão da Europa de 1996 também no campeonato por equipes. Em 1997, ele recebeu a Ordem "Por Mérito à Pátria", II grau.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dmitri Vasilenko» (em inglês). Sports reference. Consultado em 14 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.