Dobruja do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa da Romênia e da Bulgária mostrando a Dobruja do Norte em laranja. Em amarelo, a porção búlgara do território histórico de Dobruja, conhecido como Dobruja do Sul.

Dobruja do Norte ou Dobruja Setentrional (em romeno: Dobrogea; em búlgaro: Северна Добруджа - Severna Dobrudzha) é a parte da região histórica de Dobruja atualmente localizada dentro das fronteiras da Romênia. Ela se localiza entre o baixo Danúbio e o Mar Negro, tendo ao sul a região de Dobruja Meridional.

História[editar | editar código-fonte]

O território esteve sob o domínio do Império Otomano até 1878, quando foi cedida à Romênia como recompensa pela ajuda recebida na Guerra russo-turca de 1877-1878, e também como pagamento pela transferência de uma região que se sobrepunha à Bessarábia do Sul[1] . Sob os termos dos tratados de San Stefano e de Berlim, a Romênia recebeu a Dobruja Setentrional enquanto que o recém-restaurado Principado da Bulgária recebeu a região menor da Dobruja do Sul. Depois da Segunda Guerra Balcânica em 1913, a Romênia também ocupou a porção búlgara e governou-a até a assinatura do Tratado de Craiova em 1940.

Geografia[editar | editar código-fonte]

No território da Dobruja Setentrional estão atualmente os condados de Constanţa e Tulcea, com uma área total de 15 500 km² e uma população de pouco mais de um milhão de pessoas.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Rios[editar | editar código-fonte]

Lagos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Woolf, Stuart Joseph. Nationalism in Europe, 1815 to the present: a reader. [S.l.]: Routledge, December 21, 1995. 115 p. ISBN 978-0-415-12563-5