Tulcea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brasão de Tulcea
Tulcea no mapa da Romênia

Tulcea (búlgaro, russo, e ucraniano: Тулча, Tulcha; turco: Hora-Tepé ou Tolçu) é uma cidade da Romênia, capital do judeţ (distrito) de Tulcea. Possui uma população de 91.875 habitantes (censo de 2002).

De acordo com documentos de Diodoro, historiador grego, Tulcea foi fundada no século VIII sob o nome de Aegyssos ou Aegyssus. Ovídio, em sua obra ‘’ex Ponto’’, relata que seu antigo nome tem por origem o nome de seu fundador, um daciano chamado ‘’Carpyus Aegyssus’’.

No século I, Aegyssos foi conquistada pelos Romanos que aqui estabeleceram uma base para a sua frota defender a área localizada a nordeste do império, com muralhas e torres de grandes dimensões (as ruínas ainda são visíveis).

Foi governado então pelo Império Bizantino (século VIII ao século IX), república de Gênova (século X ao século XIII) e, durante um breve período após 1390, foi governada pelo príncipe Mircea cel Batrân de Valáquia.

Em 1416, foi conquistada pelo Império Otomano, e concedido a Romênia, junto com o descanso de Dobruja, em 1878. Por volta de 1848, Tulcea ainda era um pequeno povoado, sendo reconhecida como cidade em 1860, quando foi instituída como capital da província.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o censo de 2002, Tulcea tem uma população de 91.875 habitantes, dos quais, 92.3% são romenos. Os grupos minoritários são contituídos de Lippovan,(acima de 3.4% da população total), e turcos (1.4%).

Nativos Famosos[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Tulcea possui as seguintes cidades-irmãs:


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Romênia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.