Ed Yost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ed Yost
Nascimento 30 de junho de 1919
Bristow
Morte 27 de maio de 2007 (87 anos)
Vadito
Cidadania Estados Unidos
Ocupação inventor, aeronauta

Paul Edward Yost (Bristow, 30 de junho de 1919Vadito, 27 de maio de 2007) foi um inventor e aeronauta estadunidense, criador do balão de ar quente moderno, referido como o "Pai do moderno balão a ar quente".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1956 Yost fundou a Raven Industries, para desenhar e construir balões a ar quente para o Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos, que queria os balões para o transporte de cargas pequenas, a curtas distâncias. Yost e a sua equipe estudaram o modelo então comum do balão a ar quente, pouco modificado desde a época dos irmãos Montgolfier, e o aperfeiçoaram, acrescentando um sistema combustor de propano, um novo material de envelope, um novo sistema de inflação (a maçarico) e novas tecnologias de segurança.

Quando na década de 1960 o Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos perdeu o interesse nos balões a ar quente, Yost começou a vendê-los como equipamento esportivo, fazendo renascer o balonismo.

Em 1976 Yost estabeleceu treze novos recordes mundiais de tempo e distância em voo de balão, tentando cruzar o Atlântico sozinho no balão Silver Fox (Raposa Prateada), de sua autoria.

Morreu aos 87 anos de ataque cardíaco na sua casa em Vadito, perto de Taos.[1]

Referências