Ed Yost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Paul Edward Yost (perto de Bristow, 30 de junho de 191927 de maio de 2007) foi um inventor e aeronauta estadunidense, criador do balão de ar quente moderno, referido como o "Pai do moderno balão a ar quente".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1956 Yost fundou a Raven Industries, para desenhar e construir balões a ar quente para o Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos, que queria os balões para o transporte de cargas pequenas, a curtas distâncias. Yost e a sua equipe estudaram o modelo então comum do balão a ar quente, pouco modificado desde a época dos irmãos Montgolfier, e o aperfeiçoaram, acrescentando um sistema combustor de propano, um novo material de envelope, um novo sistema de inflação (a maçarico) e novas tecnologias de segurança.

Quando na década de 1960 o Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos perdeu o interesse nos balões a ar quente, Yost começou a vendê-los como equipamento esportivo, fazendo renascer o balonismo.

Em 1976 Yost estabeleceu treze novos recordes mundiais de tempo e distância em vôo de balão, tentando cruzar o Atlântico sozinho no balão Silver Fox (Raposa Prateada), de sua autoria.

Morreu aos 87 anos de ataque cardíaco na sua casa em Vadito, perto de Taos.[1]

Referências