Eduardo Veiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo Veiga
Winining E.Veiga.jpg

Podium Ralicross Sever do Vouga do Campeonato Nacional de Ralicross
Nome completo Eduardo Veiga
Nacionalidade    Portugal Portuguesa
Data de nascimento 20 de Outubro de 1962 (51 anos)

Eduardo Manuel Brito e Veiga, nascido a 20 de Outubro de 1962, em Aguada de Baixo, Portugal é um dos pilotos de referência do off-road nacional. Na sua já longa carreira de piloto, Eduardo Veiga conta com mais de 50 pódios, entre os quais há a destacar o facto de se ter sagrado Campeão Nacional de Kartcross (1997) e Bi-Campeão Nacional de Ralicross (2004/2005). Veiga deixou o seu nome registado também na Taça Nacional de Kartcross, nos Troféus de Off-road e em provas do Europeu de Autocross, nomeadamente em Murça, com um 2º lugar.[1]

Recentemente, na época desportiva de 2010, Eduardo Veiga regressa à competição no Nacional de Ralicross onde obtém o título de Vice-Campeão, após um terrível infortunio com o Saab 9-3 Turbo, quando tudo apontava para mais um título de Campeão Nacional.

2010 é também o ano da estreia no "Mundo" dos Ralis, com a participação no Rali de Fafe, navegado por Paulo Torres, onde são obrigados a desistir após problemas mecânicos com o Mitsubishi Lancer EVO VIII, preparado pela Peres Competições, quando se encontravam muito próximos dos lugares da frente. Participa também na mítica prova Rally de Portugal, prova do calendário do Mundial de Ralis, onde o azar se revela novamente fatal para a dupla E.Veiga/P.Torres porque, após um despiste no último dia de prova se vê obrigada a desistir. Gorava-se assim o objectivo principal, terminar a primeira prova de rali.

Eduardo Veiga participará em 2011 em diversas provas de Rali estando já confirmadas: Rali Torrie, Rali de Portugal, Rali da Madeira e no Rali de Mortágua; ao volante do Mitsubishi Lancer EVO VIII da Peres Competições.

Ainda em 2011, Eduardo Veiga tenciona participar na famosa Rampa da Falperra, ao volante do seu Saab 9-3 Turbo. E ainda, participar na prova do Europeu de Ralicross em Montalegre

Colin McRae: Dirt[editar | editar código-fonte]

No jogo Colin McRae Dirt o carro de Eduardo Veiga, o Saab 9-3 Turbo aparece de base no jogo e não um como um ad-on, feito único para um piloto português. Para conferir o realismo necessário para o jogo, foram necessários mais de 10 gigas de fotografias e uma extensa lista sobre as características e comportamento do carro em pista. Este processo alongou-se por mais de 2 anos, desde o primeiro contacto até a versão final.

Eduardo Veiga Colin McRae Dirt

Palmarés[editar | editar código-fonte]

ANO POSIÇÃO COMPETIÇÃO
1995 Taça Nacional de Kartcross
1996 Taça Nacional de Kartcross
1997 Campeonato Nacional de Kartcross
1999 Campeonato Nacional de Ralicross
Campeonato Nacional de Autocross
2000 Campeonato Nacional de Ralicross
Campeonato Nacional de Autocross
2001 Troféu Nacional de Off-road
Campeonato Nacional de Ralicross
2003 Campeonato Nacional de Ralicross
2004 Campeonato Nacional de Ralicross
Troféu Nacional de Ralicross
Europeu de Autocross - Murça
2005 Campeonato Nacional de Ralicross
2006 Campeonato Nacional de Ralicross
2007 Campeonato Nacional de Ralicross
2008 Campeonato Nacional de Ralicross
2009
2010 Campeonato Nacional de Ralicross

Referências

  1. [1] Eduardoveiga.net.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]