Colin McRae: Dirt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colin McRae: Dirt
Desenvolvedora Codemasters
Publicadora(s) Codemasters
Distribuidora Codemasters
Motor Neon Engine
Plataforma(s) Windows, Xbox 360, PlayStation 3
Série Colin McRae Rally
Data(s) de lançamento Windows e Xbox 360
  • AN 19 de Junho de 2007
  • EU 15 de Junho de 2007

PlayStation
  • AN 11 de Setembro de 2007
  • EU 14 de Setembro de 2007
  • AU 27 de Setembro de 2007

PlayStation 3:

Gênero(s) Corrida (Rali)
Modos de jogo Single player
Online multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Controles Teclado e Mouse, Game Pad, Dual Shock 3
Último
Último
Colin McRae: Dirt 2
Próximo
Próximo

Colin McRae: Dirt (mais conhecido como DiRT na América do Norte) é o sexto jogo da série de rali Colin McRae Rally desenvolvido pela Codemasters, sendo o último da série a ser lançado antes da morte de Colin McRae. O jogo apresenta novos gráficos, som, novo motor físico, novos carros, e um novo motor gráfico o qual foi desenvolvido pela Codemasters em parceria com a Sony Computer Entertainment. O jogo apresenta uma grande variedade de eventos de corrida off-road, bem como o Campeonato Mundial de Rali.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo em single player tem três modos. Carreira, Campeonato e “Mundo do Rali”.

O modo Carreira é baseado em uma pirâmide estilizada de 11 níveis, contendo diversos eventos. Cada evento consiste em uma ou mais corridas de um único tipo que exige um tipo de carro específico. O jogador pode ganhar até 10 pontos dependendo da posição de chegada durante um evento. Muitos eventos requerem um número mínimo de pontos, em certo nível para serem desbloqueados, e conforme o jogador vai ganhando pontos, mais níveis da pirâmide se tornam desbloqueados até o último nível "Champion of Champions" (Campeão dos Campeões). Vencendo corridas e ganhando dinheiro, o jogador estará habilitado a comprar carros e novas pinturas para eles. No total são 46 modelos diferentes de carros e 186 pinturas. A quantidade de dinheiro recebida depende da dificuldade escolhida pelo jogador quando seleciona um evento; dificuldades maiores têm mais oponentes e maior é o efeito dos danos sofridos pelo carro. Quando um evento é completado, pode-se repeti-lo a qualquer hora, porém o nível de dificuldade não é maior e a quantidade de dinheiro recebido é significativamente menor com relação a primeira vez que se ganha o evento. Nos eventos de Rali com múltiplas corridas, o jogador tem a oportunidade de reparar os danos sofridos pelo carro entre as provas, mas com a restrição de apenas 60 minutos, baseados no tempo estimado para o reparo de cada componente do carro.

Campeonato, este modo oferece uma série de corridas nas quais o jogador soma os tempos acumulando-os ao longo de cada prova.

Multiplayer habilita o jogador a disputar com 100 outros jogadores em provas de rali através de competição solo. O menor tempo determina o vencedor.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

DiRT foi lançado no dia 15 de junho de 2007 na Europa e em 19 de Junho na América do Norte para o Xbox 360 e PC. A versão para o PS3 foi lançada no dia 1 de setembro de 2007 na América do Norte e em 14 de setembro [1] in Europe, the day before a helicopter crash claimed the life of McRae, his son Johnny, and two other people who were family friends of the McRae's.[2] In response to the death and after an agreement was made with the McRae family, Codemasters withdrew a major advertising campaign for the PlayStation 3 version of Colin McRae: DiRT.[3]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

DiRT foi recebido com muitas críticas positivas pela IGN UK e US dando nota 9.0 e 8.4, respectivamente. Recebeu também um 9.0 da Official Xbox Magazine (Revista Xbox 360 no Brasil), 8.3 da Gamespot para a versão do Xbox 360 e PC, e 8.5 para o PS3, e 8 da Edge. 500.000 cópias foram vendidas no mundo na primeira semana de lançamento.[4]

Demo[editar | editar código-fonte]

Uma versão demo foi lançada na Xbox Live Marketplace em 24 de maio de 2007[5] sendo a demo para PC lançada na mesma data.[6] Nela havia 3 pistas e 3 tipos de corridas inclusas. A versão do PC tinha também o modo online multiplayer. A demo para o PS3 foi lançada em 16 de agosto de 2007 na PlayStation Store [7]

Referências

  1. DiRT UK Release Date Gamespot (14 de setembro de 2007). Página visitada em 16 de setembro de 2007.
  2. Colin McRae feared dead in helicopter crash - police (em inglês) Yahoo!. Yahoo! News/AFP. Página visitada em 16 de setembro de 2007.
  3. Codemasters pulls Colin McRae ad campaign Gamesindustry.biz (20 de setembro de 2007). Página visitada em 22 de setembro de 2007.
  4. DIRT sells 500k copies in first week GameIndustry.biz (28 de junho de 2007). Página visitada em 14 de setembro de 2007.
  5. Demo: Colin McRae: DIRT Major Nelson (Larry Hyrb). Majornelson.com (24 de maio de 2007). Página visitada em 24 de maio de 2007.
  6. Goldstein, Maarten. DiRT: Colin McRae Off-Road Demo Released Shacknews. Página visitada em 24 de maio de 2007.
  7. Jem Alexander (16 de agosto de 2007). DUS PlayStation Network updates for agosto 16th (em inglês) Ps3fanboy.com. Página visitada em 16 de agosto de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]