Dirt Rally

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dirt Rally
Desenvolvedora(s) Codemasters
Publicadora(s) Codemasters
Distribuidora(s) Codemasters
Motor EGO Engine 2.5
Série Dirt
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation 4
Xbox One
macOS
Linux
Lançamento
  • Windows
  • 7 de dezembo de 2015
  • PS4, Xbox One
  • 5 de abril de 2016
  • macOS, Linux
  • 2 de março de 2017
[1]
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Um jogador, Multijogador
Dirt Rally 2.0
www.dirtgame.com

Dirt Rally (estilizado como DiRT Rally) é um Jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Codemasters para Microsoft Windows. Uma versão Steam Early Access do jogo foi lançada em 27 de abril de 2015, e a versão completa foi lançada em 7 de dezembro de 2015.[2] As versões PlayStation 4, Xbox One e DVD físico foram lançadas em 5 de abril de 2016. As versões Linux e MacOS pela Feral Interactive, foram lançadas em 2 de março de 2017.[3] Uma sequência, Dirt Rally 2.0, foi anunciada em setembro de 2018.[4]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Dirt Rally é um Jogo de corrida focado em ralis. Os jogadores competem em eventos de estágio cronometrado em terrenos asfaltados e off-road em diferentes condições climáticas. No lançamento, o jogo contou com 17 carros, 36 etapas de três locais do mundo real - Monte Carlo, Powys e Argólida - e multijogador assíncrono.[5] Estágios variam de 4 a 16 km. Atualizações subsequentes adicionaram mais três locais na forma de Baumholder, Jämsä e Varmlândia, bem como modos multijogador rallycross e player versus player.[6] A Codemasters anunciou uma parceria com o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA em julho de 2015,[7] levando à inclusão do Lydden Hill Race Circuit (Inglaterra), Lånkebanen (Noruega) e Höljesbanan (Suécia) ao jogo.

O Dirt Rally possui um grande número de veículos em uma ampla variedade de classes e 16 fabricantes. Ele contém carros dos anos 60, 70, 80, Grupo B, Grupo A, Grupo R, 2000 e 2010, Rallycross e Pikes Peak, com carros com até 10 modelos.

Em termos de qualidade de imagem, uma resolução 1080p completa é oferecida tanto no PS4 quanto no Xbox One, com anti-aliasing pós-processamento, juntamente com trabalhos de arte e efeitos correspondentes, enquanto a versão para PC inclui o Steam Workshop que consiste em configurações pré-definidas feitas de cada um. veículos de usuários que ajudam a beneficiar corridas de diferentes terrenos de diferentes pistas (embora o jogo contenha até 100 mods, já que subscrever mais de 100 mods não funcionará).

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O Dirt Rally foi desenvolvido pela Codemasters usando o EGO (motor de jogo). O desenvolvimento começou com uma pequena equipe de indivíduos após o lançamento do jogo 2012 Dirt: Showdown. A equipe enfatizou o desejo de criar uma simulação com o Dirt Rally. Eles começaram criando um modelo de manipulação e criando trilhas com base nos dados do mapa. O jogo emprega um modelo de física diferente dos títulos anteriores, reconstruídos a partir do zero.

Uma versão inicial do Dirt Rally foi apresentada aos jornalistas no final de 2013, mas o jogo não foi anunciado oficialmente até 27 de abril de 2015. Foi lançado no final do dia para o Microsoft Windows no acesso antecipado ao serviço de distribuição digital Steam. O diretor do jogo, Paul Coleman, afirmou que era importante lançar publicamente uma versão inacabada do jogo para que a equipe de desenvolvimento pudesse obter feedback dos jogadores.[8] Ele manifestou interesse em lançar o Dirt Rally em consoles no futuro, mas disse que não é possível atualmente que seja um jogo de acesso antecipado. A Codemasters pretendia introduzir novos carros, locais e modos nas atualizações mensais de conteúdo e fazer ajustes no jogo durante todo o processo de acesso antecipado. A versão completa do jogo foi lançada em 7 de dezembro de 2015. O jogo foi lançado no PlayStation 4 e no Xbox One em 5 de abril de 2016.[9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A recepção para o Dirt Rally foi positiva.

A GameStar deu 90% ao jogo e disse que "Dirt Rally é a melhor simulação de rally no momento e um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. Os novatos acharão muito difícil". A GamesTM comemorou a mudança de direção, dizendo que "esta é a melhor coisa com que o nome 'Dirt' já foi associado, e os entusiastas do rally certamente ficarão aliviados com a obsessão com o tipo de gíria americana que era apenas parcialmente hip nos anos 90. foram superados e removidos ". A revista Play disse que "não apadrinha com mecânicas enigmáticas, nem é uma simulação seca e sem alegria". A GameSpot elogiou o modelo físico, os gráficos e a gama de carros, mas disse que os modos "Hill Climb e Rallycross parecem meio cozido". O Metro concordou que o jogo não tinha conteúdo. A versão italiana do Eurogamer também concordou: "Tudo o que podemos esperar é um novo conteúdo - mais carros e pistas".

A GamesRadar destacou a natureza implacável do jogo, dizendo: "Os pneus estouram, os aquecedores sobreaquecem e você pode frequentemente se encontrar na linha de chegada com folga, simplesmente porque perdeu o controle do seu carro uma vez em uma corrida limpa e competitiva". GamesMaster, Edge e IGN concordaram. VideoGamer.com elogiou a "incrível velocidade" do jogo, o PlayStation Universe afirmou que era melhor do que Richard Burns Rally. A revista oficial PlayStation Magazine disse que foi "O jogo de condução mais emocionante que a Codemasters criou em anos e, sem dúvida, o melhor jogo de rally da PS4", com OXM acrescentando "Sem dúvida, o melhor rally sim já feito". Pelo contrário, o PC Gamer declarou: "Infelizmente, na física e no manuseio dos detalhes, ele cai um pouco. A falta de qualquer tipo de sensação precária ao voar sobre o gelo e a lama é uma vergonha absoluta e a quantidade de assistência forçada é uma decepção. Qualquer um que esteja esperando por um novo Richard Burns precisará continuar esperando. "

Evo elogiou o áudio, dizendo: "Às vezes, Dirt Rally se destaca. O design de som em particular é excelente, assim como a grande variedade de carros disponíveis. O áudio em Dirt Rally realmente merece menção especial. Não apenas é um dos melhor que ouvimos em um jogo de corrida, ele serve a um propósito real, com o copiloto quase perfeitamente combinando suas notas de ritmo com um palco". Dos gráficos, eles acrescentaram: "Embora definitivamente não chegue perto dos valores de produção de um título do Gran Turismo, há muitos floreios visuais que impressionam com o Dirt Rally." A revista oficial australiana PlayStation disse que o jogo funcionou bem com um volante. O Top Gear comparou o jogo favoravelmente aos seus rivais, afirmando que "a condução de Sébastien Loeb Rally Evo não chega nem perto de ser tão convincente quanto convincente como a superlativa luta do Dirt Rally". A revista Stuff afirmou que este era "um jogo que deixa o WRC 5 comendo cascalho".

O jogo alcançou o número 1 na tabela de vendas físicas PS4 do Reino Unido e o número 19 na tabela de downloads da Europa. Ele alcançou o número 2 no gráfico de vendas físicas multiformato do Reino Unido em sua semana de lançamento, atrás apenas da Quantum Break.

No mês seguinte ao lançamento, The Official PlayStation Magazine listou o Dirt Rally como o 16º melhor jogo de PS4 de todos os tempos. O Telegraph listou em seus melhores jogos de 2016. TechRadar incluiu o jogo em sua lista dos "10 melhores jogos de corrida no PC". Revista Octane colocá-lo em # 1 na sua lista dos melhores jogos de corrida sim. Nos BAFTA, o jogo foi indicado ao prêmio de melhor jogo esportivo de 2016. A Game Informer deu o prêmio de melhor jogo de corrida do ano. Gameplanet listou como um dos seus melhores jogos do ano. A Alphr colocou o Dirt Rally nos seus 5 melhores jogos de corrida PS4. PCGamesN disse que estava no top 3 jogos de corrida de PC mais realistas.

Referências

  1. «Feral Interactive page of Dirt Rally». Feral Interactive 
  2. «DiRT Rally - The Road Ahead - PC Launch Trailer». 10 de Dezembro de 2015 
  3. «Dirt Rally powerslides onto Linux». 2 de Março de 2017 
  4. «Dirt Rally 2.0 release date announced». 26 de Setembro de 2018 
  5. «Dirt Rally could well be Codemasters first real sim». 27 de Abril de 2015 
  6. «Codemasters announces DiRT Rally, a hardcore rally sim available now on Steam Early Access». 27 de Abril de 2015 
  7. «DiRT Rally partners with FIA World Rallycross Championship for World RX update». 2 de Julho de 2015 
  8. «The next Dirt is PC only, Early Access and out today». 27 de Abril de 2015 
  9. «DiRT Rally drifts on to PS4 & Xbox One in April 2016». 7 de Dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]