Distribuidora de jogos eletrônicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Uma distribuidora de jogos eletrônicos é uma companhia que distribui jogos eletrônicos que elas produziram inicialmente ou que foram produzidos por uma desenvolvedora de jogos eletrônicos.

Tal como acontece com as editoras de livros e distribuidoras de filmes em DVD, as distribuidoras de jogos eletrônicos são responsáveis pela sua produção e comercialização, incluindo estudos de mercado e todos os aspectos da publicidade. Elas geralmente financiam o desenvolvimento, por vezes pagando uma desenvolvedora externa ou utilizando a equipe de um de seus próprios estúdios. Assim, uma empresa como a Nintendo publica jogos desenvolvidos por empresas first-party, como Super Mario Galaxy, desenvolvido pela própria Nintendo e Metroid Prime desenvolvida pela Retro Studios; second-party, como Golden Sun, desenvolvido pela Camelot; e third-party, como Endless Ocean, desenvolvido pela Arika.

Outras funções normalmente exercidas pelas distribuidoras incluem decidir por e pagar qualquer licença que o jogo possa utilizar, cuidar do layout, impressão e, possivelmente, do conteúdo do manual de instruções, além de criação e design gráfico de elementos, como a caixa onde o produto é comercializado. Grandes distribuidoras podem também empreender melhorias por todo o desenvolvimento externo e interno do produto, provendo serviços como sonoplastia. Como as distribuidoras normalmente financiam o desenvolvimento dos jogos, também costumam supervisionar o desenvolvimento, sugerindo e auxiliando o que for necessário.

Lista de distribuidoras famosas[editar | editar código-fonte]

Abaixo estão as vinte maiores distribuidoras de jogos eletrônicos, eleitas pela revista estadunidense Game Developer Magazine em outubro de 2007. Seis fatores foram levados em conta: movimento de vendas anual, número de lançamentos, média de avaliação dos jogos publicados, qualidade dos produtores, confiança no pagamento das desenvolvedoras durante o processo de produção dos jogos e qualidade no pagamento e bonificação da equipe. Nota-se que um fator como receita é ignorado. O que é levado em conta é a qualidade na experiência de trabalho com as distribuidoras, de acordo com sua equipe e com algumas desenvolvedoras.

Posição em 2013 Distribuidoras Posição em 2012
1 Japão Nintendo 4
2 Estados Unidos Microsoft 1
3 Japão Sony 3
4 Estados Unidos Electronic Arts 2
5 Japão Capcom 12
6 Estados Unidos Disney Interactive Studios 3
7 Estados Unidos Warner Bros. Interactive 14
8 França Ubisoft 6
9 Japão Konami 10
10 Japão Sega 7
11 Estados Unidos Activision Blizzard 11
12 Japão Namco Bandai Games 9
13 Estados Unidos Take-Two Interactive 15
14 Estados Unidos Telltale Games 14
15 Japão Square Enix 5
16 Estados Unidos Bethesda Softworks 13
17 Estados Unidos THQ 8
18 Japão Atlus 17
19 Estados Unidos Xseed Games
20 Suécia Paradox Interactive 22
21 França Focus Home Interactive 19
22 Itália 505 Games

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]