Eleições parlamentares irlandesas de 2007

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
República da Irlanda
Coat of arms of Ireland.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
República da Irlanda



Outros países · Atlas

As eleições parlamentares irlandesas de 2007 foram realizadas em 24 de maio de 2007 após a dissolução do 29.º Dáil pelo Presidente em 29 de abril de 2007, a pedido do Taoiseach. Ao eleitorado foi dada a tarefa de escolher os membros do 30.º Dáil, que se reuniu em 14 de junho de 2007 para nomear um Taoiseach e ratificar os ministros do Governo do 30.º Dáil. Embora o Fine Gael ganhasse 20 lugares, com 46,6%, o Fianna Fáil continuou a ser o maior partido. A eleição foi considerada um sucesso para o Fianna Fáil, no entanto, a coligação do Fianna Fáil no 29.º Dáil, com os Democratas Progressistas, perdeu seis dos seus oito lugares.

Em 12 de junho de 2007, Fianna Fáil e o Partido Verde chegaram à acordo sobre um projeto de Programa de Governo, que foi posteriormente ratificado pelo partido Fianna Fáil e membros Partido Verde, em 13 de junho de 2007. Isto resultou na formação de um governo de coligação em 14 de junho entre Fianna Fáil, o Partido Verde e os Democratas Progressistas. O Governo também é apoiado por quatro Independentes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a República da Irlanda é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.