Elétrodo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Elétrodo (AO-1990 em português europeu: eléctrodo) ou eletródio conhecido comumentemente por polo, de maneira geral é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica ou não metálica ou solução aquosa.

O termo deriva das palavras gregas elektron (âmbar) e hodos (caminho ou via).

O objetivo do elétrodo é proporcionar uma transferência de elétrons que se encontram entre o meio em que no qual o eléctrodo está inserido, através de corrente elétrica. Como tal, é usado em eletroquímica e em eletrônica.

Materiais para elétrodos

Os materiais para eléctrodos são escolhidos com base nos seguintes requisitos, são eles:

  • Condutor de corrente eléctrica
  • Resistente ao desgaste
  • Elevada temperatura de fusão e ebulição
  • Elevada condutibilidade térmica
  • Elevados calores latentes de fusão e ebulição
  • Facilmente maquinável por processos convencionais
  • Boa estabilidade dimensional
  • Baixo peso específico

No fim de vistos os requisitos necessários para a escolha do material para eléctrodos para electroerosão por penetração, os materiais mais usados são o cobre e as suas ligas e a grafite, sendo o tungstênio e a platina também muito usados.

Eletroquímica

Os elétrodos são conectores amplamente utilizados em processos eletroquímicos: pilhas e eletrólise:

Eletrólise

A eletrólise é uma reação de oxirredução não-espontânea produzida pela passagem de corrente elétrica. Neste processo são utilizados dois elétrodos mergulhados numa solução eletrolítica ligados a um circuito externo que contem uma fonte de corrente elétrica. Estes elétrodos permitem uma troca de elétrons entre os elétrodos e a solução eletrolítica. Dependendo do sentido em que ocorre a transferência de elétrons o elétrodo é denominado cátodo ou ânodo:

Pilha

A pilha é um sistema que converte energia química em energia elétrica, ou seja, é um processo na qual uma reação química produz eletricidade. De modo simples, a pilha é um dispositivo constituído por dois elétrodos geralmente de materiais diferentes mergulhados num eletrólito. Quando ligados a um circuito externo surge uma diferença de potencial denominada força eletromotriz (FEM) que gera uma transferência de elétrons entre os elétrodos. Na pilha o cátodo é positivo e o ânodo é negativo.[1]

Cátodo

É o elétrodo onde ocorre a transferência de elétrons provenientes do ânodo para os cátions da solução eletrolítica. Portanto, na superfície do cátodo ocorre uma redução dos íons positivos (cátions).

Anodo

Na pilha ânodo é o elétrodo que entrega os elétrons para os cátions da solução eletrolítica, ou seja, onde ocorre a oxidação das espécies eletroativas em solução.

Considerações de nomenclatura

  • Ânodo é o elétrodo onde ocorre a oxidação e o cátodo é o elétrodo onde ocorre a redução.
  • Nas pilhas o ânodo é o polo negativo e o cátodo é o polo positivo
  • Nos processos de eletrólise o cátodo é o polo positivo e o ânodo é o polo negativo.

Eletrônica

Eletricidade

Medicina

Tipos de elétrodos

  • elétrodo íon seletivo — Muito usado em análises químicas, sendo o mais comum o elétrodo de pH. Consiste basicamente em uma pequena câmara, contendo um elétrodo inerte, envolto num eletrólito e que se comunica com a solução externa (que será medida), por uma membrana que permite a passagem apenas do íon que será analisado. Estas membranas podem ser de plástico especial (por exemplo, para medir oxigênio dissolvido ou CO2), de vidro especial (pH), ou de cristais especiais (cloreto, fluoreto, etc.). Usado em conjunto de um elétrodo de referência.
  • elétrodo de referência — consiste numa semi-pilha, ligada à solução em medição por uma membrana porosa ("ponte salina"), e que é capaz de, através de uma reação química conhecida em concentração bem definida, fornecer um potencial elétrico padrão para uma medida de diferença de potencial. Os mais comuns são calomelano e prata-cloreto de prata

Referências