Eletrólito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Eletrólito é toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.

AB ⇐> A+ + B-

Eletrólito forte e eletrólito fraco[editar | editar código-fonte]

Eletrólito forte é uma substância que está completamente ionizada em solvente. Suas soluções conduzem eletricidade melhor que o soluto puro. Os eletrólitos são oferecidos normalmente por substâncias iônicas ionizáveis.

Eletrólito fraco é uma substância molecular que está parcialmente ionizada em solução, ou seja, possui íons livres na solução, assim como possui moléculas, que caracteriza a solução pela pouca condutividade elétrica. O eletrólito fraco e os íons ficam em equilibrio com moléculas não dissociadas. Ex: :::::: CH3COOH ⇐> CH3COO- + H+

Eletrólito potencial[editar | editar código-fonte]

É aquele eletrólito que não apresenta íons , ou seja, é constituido por unidades estruturais denominadas moléculas. Os íons são formados pela adição de um solvente polar como, por exemplo,água.

HCN( aq ) ⇐> H+( aq ) + CN-( aq )

Eletrólito intrínseco[editar | editar código-fonte]

É o eletrólito que já apresenta íons, porém, fortemente ligados formando um conjunto iônico sólido e cristalino. Os íons são liberados por fusão ou por adição de um solvente polar.

NaCl( fundido ) ⇐> Na+( fundido ) + Cl-( fundido )
NaCl( aquoso ) ⇐> Na+( aquoso ) + Cl-( aquoso )

Não-eletrólito: Se o composto não dissocia em solução. Por exemplo a glicose, etanol, sacarose etc.

Solução eletrolítica[editar | editar código-fonte]

É a solução que contém os íons livres derivados do eletrólito. Quando o eletrólito dissocia parcialmente, estes ions coexistem em equilíbrio com este eletrólito. Devido a existência de íons livres, a solução eletrolítica tem a capacidade de conduzir a corrente elétrica.

  • Solução eletrolítica aquosa é aquela cujos íons foram solvatados pela água.
  • Solução eletrolítica ígnea é aquela cujos íons foram liberados por aquecimento (processo de fusão).


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.