Emboabas (distrito de São João del-Rei)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Emboabas é um distrito do município de São João del-Rei, localizado na região dos Campos das Vertentes de Minas Gerais. Sua antiga denominação era São Francisco do Onça. Os termos "Emboabas" e "Onça" são usados pela população local como sinônimos.

Trata-se de um dos lugares mais antigos de Minas Gerais, surgidos logo após a descoberta do ouro pelos bandeirantes no final do século XVII. A denominação primitiva era São Francisco do Onça. A capela, dedicada a São Francisco, foi erguida por provisão de 13 de janeiro de 1727 e benta em 8 de abril de 1728 pelo Revd. Dr. Manoel da Rosa Coutinho Cônego Trindade. A freguesia surgiu com a lei nº 1.199, de 9 de agosto de 1864, que transferiu a sede da Paróquia de São Miguel do Cajuru para a capela de São Francisco do Onça. Poucos anos depois, voltou a sede da freguesia para São Miguel do Cajuru, determinada pela lei nº 1671, de 17 de setembro de 1.870. O distrito de São Francisco do Onça foi elevado à freguesia, de novo, pela lei 3.199, de 23 de setembro de 1.884. A Paróquia foi instituída por provisão de 11 de março de 1.887 e teve como primeiro vigário o Pe. Lourenço Sabatelli.

Segundo Waldemar de Almeida Barbosa, na divisão administrativa de 1911, como distrito do município de São João del-Rei, ainda aparece com a denominação de São Francisco de Assis do Onça, assim como pelo decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro de 1.938. Teve sua denominação mudada de Onça para Emboabas pelo decreto-lei nº 1.058, de 31/12/1943.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.