Eminence Front

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Eminence Front"
Canção de The Who
do álbum It's Hard
Lançamento 1982
Gênero(s) Rock
Duração 5:39
Gravadora(s) Polydor Records (Reino Unido)
Warner Bros. (EUA)
Produção Glyn Johns
Faixas de 'It's Hard'
Último
Último
"Dangerous"
(5)
"I've Known No War"
(7)
Próximo
Próximo

"Eminence Front" é uma canção da banda britânica The Who, composta e cantada pelo seu guitarrista Pete Townshend; apareceu como a sexta faixa do álbum de estúdio do grupo, It's Hard. O seu single atingiu a posição 68 na parada de sucessos Billboard Hot 100, da revista americana Billboard.1

É a única canção daquele álbum que a banda optou por executar ao vivo nas turnês que seguiram-se ao seu lançamento. O vocalista da banda, Roger Daltrey, que criticou abertamente o álbum, descreveu "Eminence Front" como a única canção em It's Hard que ele julgou digna de ter sido lançada.

Composição e gravação[editar | editar código-fonte]

A canção aborda o modo de vida hedonista que prevalecia durante a década de 1980; a letra menciona uma festa, onde as pessoas ignoram seus problemas e simplesmente tentam se esconder por trás de uma fachada - a "eminence front" do título. Townshend apresentava a canção em algumas performances ao vivo dizendo que "esta música é sobre o que acontece quando você cheira muito pó branco."

No início da canção há uma síncope - uma falha, segundo alguns - onde Daltrey e Pete Townshend terminam uma frase de maneira ligeiramente fora de sincronia. A frase foi editada, e a versão "corrigida" apareceu no relançamento do CD de 1997 (com uma versão ao vivo, gravada durante show em Toronto da turnê de 1982, como faixa-bônus). A mixagem original da canção também deixava os vocais de Townshend inteiramente do canal direito, de maneira similar ao que havia ocorrido com os vocais de Roger Daltrey em "Athena", só que no lado esquerdo. Ambas as canções foram remixadas para o relançamento de 1997 da MCA, onde os vocais foram centralizados.

"Eminence Front" teve um videoclipe, filmado durante um ensaio da banda em Landover, Maryland, durante a turnê de 1982 pelos Estados Unidos, que foi muito tocado pela MTV na época, logo após seu lançamento.

A canção deveria ser lançada como single no Reino Unido pela Polydor Records também em 1982, com o número de catálogo WHO 7; a capa, de autoria de Richard Evans, mostrava uma casa em Miami, da década de 1930, no estilo art déco. O single, no entanto, nunca chegou a ser lançado.

A rede de televisão americana CBS pretendia utilizar a canção como música-título do spin-off sediado em Londres da série CSI, porém o programa acabou sendo cancelado.

"Eminence Front" faz parte da trilha sonora do jogo Grand Theft Auto: San Andreas.

Referências

  1. Discografia - thewho.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.