A Quick One

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Quick One
A Quick One
Álbum de estúdio de The Who
Lançamento 9 de dezembro de 1966
Gravação Setembro a novembro de 1966
Gênero(s) Rock
Duração 31:48
Gravadora(s) Reaction Records
Produção Kit Lambert
Cronologia de The Who
Ready Steady Who
(1966)
The Who Sell Out
(1967)
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 4.5 de 5 estrelas. link
Rolling Stone 4 de 5 estrelas. link

A Quick One é o segundo álbum de estúdio lançado pela banda de rock britânica The Who. Os executivos da gravadora norte-americana lançaram o álbum renomeado para Happy Jack devido ao duplo sentido do original ("uma rapidinha"), e também pelo sucesso alcançado ali pelo compacto "Happy Jack".[1][2]

Este é considerado pelos fãs como sendo um álbum primordial para o Who, devido à seu afastamento da fórmula de hard rock / blues apresentada no primeiro LP do grupo. Parte da estratégia de marketing para divulgar o disco foi uma exigência para que cada integrante da banda compusesse pelo menos duas músicas, fazendo deste o álbum do Who menos dominado pelas composições de Pete Townshend.

Este álbum foi também a primeira aproximação da banda com o formato de ópera rock, com "A Quick One While He’s Away", faixa-título do LP. É uma suíte de canções contando uma história de infidelidade e reconciliação. O formato evoluiria com o lançamento posterior de Tommy e depois Quadrophenia.

A Quick One foi também um passo em direção à Pop Music, o lado sônico do movimento Pop Art. A capa é uma versão Pop Art da banda tocando seus instrumentos.

O álbum foi gravado no IBC Studios, Pye Studios e Regent Sound em Londres, Inglaterra, em 1966 e produzido por Kit Lambert.

Faixas[editar | editar código-fonte]

A Quick One (Versão britânica) Happy Jack (Versão norte-americana)
"Run Run Run" (Townshend) "Run Run Run"(Townshend)
"Boris the Spider" (Entwistle) "Boris the Spider" (Entwistle)
"I Need You" (Moon) "I Need You" (Moon)
"Whiskey Man" (Entwistle) "Whiskey Man" (Entwistle)
"Heatwave" (Holland/Dozier/Holland) "Cobwebs and Strange" (Moon)
"Cobwebs and Strange" (Moon) "Don't Look Away"(Townshend)
"Don't Look Away" (Townshend) "See My Way" (Daltrey)
"See My Way" (Daltrey) "So Sad About Us" (Townshend)
"So Sad About Us" (Townshend) "A Quick One While He's Away" (Townshend)
"A Quick One While He's Away" (Townshend) "Happy Jack" (Townshend)

Observações sobre as músicas[editar | editar código-fonte]

"Heatwave" é uma versão da canção de Martha and the Vandellas, bastante popular no Reino Unido na época. No lançamento norte-americano, "Heatwave" foi cortada e substituída por "Happy Jack", então como faixa de abertura do disco.

"Boris the Spider" tornou-se conhecida como "A" música de John Entwistle, sendo tocada ao vivo durante praticamente todo o restante da carreira da banda; nas fotos dos últimos anos de Entwistle ele era sempre visto usando um colar de aranha.

"A Quick One While He’s Away" foi o primeiro passo de Townshend em direção à produção de óperas-rock pelo qual ele se tornou famoso. A banda começou a referir-se a ela como "mini-ópera", e no CD remasterizado de Live At Leeds Townshend pode ser ouvido apresentando esta música como "os pais de Tommy .

Edições[editar | editar código-fonte]

  • 1966 Reaction 593 002: LP original britânico. Intitulado A Quick One e produzido por Kit Lambert.
  • 1967 Decca DL4892 (mono) / DL 74892 (estéreo): LP original norte-americano. Intitulado Happy Jack e produzido por Kit Lambert.
  • 1988 MCAD-31331 (ISBN 7673-11331-2): Lançamento original em CD. Trazia os dois títulos ao mesmo tempo, A Quick One (Happy Jack) . Capa original, exceto pelo título. Mesmas faixas que a versão britânica, mais a versão norte-americana da música "Happy Jack" no final. Produtor: Kit Lambert. Produtor-executivo: Chris Stamp.
  • 1995 MCAD-11267 (ISBN 08811-12672): Versão remasterizada em CD. Título revertido para A Quick One. Capa original, com um retrato dos rostos dos integrantes da banda pintados com as letras The W H O na contra-capa. Mesmas faixas que o original britânico, com mais 10 de bônus. Traz encarte de 10 páginas com texto de Chris Stamp, informações sobre as músicas e fotos do Who em 1966. Produtor: Jon Astley. Produtores-executivos: Bill Curbishley, Robert Rosenberg e Chris Charlesworth. Lista das músicas:
  1. Run, Run, Run
  2. Boris The Spider
  3. I Need You
  4. Whiskey Man
  5. Heat Wave
  6. Cobwebs and Strange
  7. Don't Look Away
  8. See My Way
  9. So Sad About Us
  10. A Quick One While He's Away
  11. Batman
  12. Bucket T
  13. Barbara Ann
  14. Disguises
  15. Doctor, Doctor
  16. I've Been Away
  17. In The City
  18. Happy Jack (Versão acústica)
  19. Man With Money
  20. My Generation / Land of Hope and Glory
  • 2003 Polydor 589800-2 (ISBN 31458-98002): Relançamento do CD remasterizado. Todas as faixas (com exceção de 3) estão em estéreo verdadeiro. Mesma embalagem usada na versão de 1995. O número de catálogo é da versão britânica; a versão norte-americana traz o mesmo número da versão anterior.

Referências

  1. The Complete Guide to the Music of The Who. Chris Charlesworth. Omnibus Press. ISBN 071194306-0 (1995)
  2. Anyway Anyhow Anywhere: The Complete Chronicle of The Who, 1958-1978. Andy Neill & Matt Kent. Sterling Publishing Company, Inc. ISBN 1402766912 (2009)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]