Eric Cartman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Eric Cartman
Personagem de South Park
Eric Cartman.png
Nome original Eric Theodore Cartman
Idade 8-9 anos
Origem South Park, Colorado
Sexo Masculino
Cabelo Castanho
Olhos Escuros
Características Egoísta, racista, neo-nazista, manipulador, sociopata, antissemita, infantil, extremamente preconceituoso com diversos grupos e etnias
Actividade(s) Estudante
Família Liane Cartman (mãe), Jack Tenorman(pai), Scott Tenorman(meio-irmão)
Amigo(s) Kenny McCormick, Kyle Broflovski, (As vezes) e Stan Marsh
Inimigo(s) Alguns desentendimentos com Kyle Broflovski e a sociedade de ruivos
Criado por Trey Parker e Matt Stone
Voz Trey Parker
Primeira aparição "The Spirit of Christmas (Jesus vs Frosty)"

Eric Theodore Cartman, dublado por Trey Parker (na versão Original) e por Marta Rhaulin, Carla Cardoso, Christiano Torreão (na versão Brasileira), é um personagem fictício da série animada South Park. Junto com Kenny McCormick, Kyle Broflovski e Stan Marsh é um dos 4 personagens principais do desenho. Todos eles com idade na faixa dos 8 e 10 anos.[1]

Cartman é interpretado pelo co-criador da série Trey Parker.

Cartman veste um chapéu azul e amarelo, um casaco vermelho, luvas amarelas e uma calça marrom na maior parte do tempo. Seu cabelo é marrom (apesar de ocasionalmente ser preto, como quando se fantasia de Adolf Hitler ou um lutador de sumô). De todos os 4 protagonistas da série, ele é o mais visto sem o seu chapéu. Ele tem queixo duplo, mãos e pés grandes, e isso o torna engraçado por conta de sua obesidade, mesmo sendo sua personalidade e seu linguajar chulo que chama mais atenção e atrai fãs de todo o mundo e de todas as idades.

De acordo com Trey Parker e Matt Stone, quando eles estavam criando South Park, ficaram perplexos com o fato de que, hoje em dia, seria impossível colocar um personagem como Archie Bunker na TV. Eles, no entanto, pensaram que se fosse um garoto de 8 anos animado, isso poderia ser viável, e então Cartman nasceu.

Ao longo da série a personalidade de Cartman foi mudando notavelmente. Enquanto sempre egocêntrico, racista, preconceituoso e anti-semita (em várias ocasiões entrou em atrito com Kyle, seu colega judeu), ele foi, nas primeiras temporada, mostrado mais como um menino imaturo. Nas temporadas posteriores sua personalidade se tornou mais agressiva. Sua habilidade em manipular outras pessoas para seus fins tornou-se mais aguçada, além de sua inteligência, por incrível que pareça, Cartman se mostrou mais burro que inteligente. Cartman também tende a ser mais bem informado e muito menos ingênuo política e socialmente que seus amigos, bem como desprovido de padrões ou valores morais. Cartman também tem mostrado ser mimado e dependente, como no episódio "Tsst" onde sua mãe chama uma babá para mudar o seu comportamento, mas Eric se rebela fazendo uma das babás comer seu próprio excremento.

Cartman é sempre desprezado por seus amigos (principalmente nos episódios ''The Death of Eric Cartman'' e ''1%'') justamente pelo seu comportamento egoísta, racista, nazista, manipulador, sociopata e linguajar inapropriado. Cartman frequentemente arma planos e manipula as pessoas visando os seus próprios interesses mas nunca consegue concretizar seus planos. Quase sempre no final dos episódios ele se dá mal e não alcança os seus objetivos. Em um episódio, Cartman coloca o pênis de Butters em sua boca e tira uma foto achando que desse jeito Butters seria tachado de gay mas aconteceu justamente o contrário por razões óbvias.

Cartman dificilmente consegue apoio dos seus amigos para seus planos doentios, todos costumam o ignorar com exceção de Butters que é ingênuo e frequentemente ajuda Cartman apesar do mesmo desprezá-lo e apenas usá-lo para seus próprios interesses. O principal rival de Cartman é Kyle que na maioria das vezes estraga os planos de Eric Cartman.

Guaxinim & Amigos[editar | editar código-fonte]

Cartman cria uma Liga de Super Heróis chamada Guaxinim & Amigos com os seus Amigos Kyle, Stan, Kenny, Bradley, Token, Timmy, Craig, que são Guaxinim, Pipa-Humana, Mysterion, Cereal de Fruta, Ferramenta, Dama de Ferro, Mosquito e Topperware. Cartman é o Guaxinim, apesar de que insiste em negar sua "identidade secreta", Kenny é o Mysterion super-herói com poder de ser Imortal, Mysterion e o Cereal de Fruta são as únicas crianças que realmente tem poderes. Os Vilões são: Professor Caos e General Desordem, Capitão Retrospectiva e Tchullhu entre outros. Professor Caos foi pego pelo Guaxinim & Amigos é trancado no Porão de Cartman durante semanas, com apenas um balde para defecar, quando questionado, Cartman sugeriu que Butters coma seu próprio excremento.

Família[editar | editar código-fonte]

Eric Theodore Cartman é filho de Liane Cartman e Jack Tenorman. O verdadeiro pai de Eric é revelado nos episódios 200 e 201 da 14° temporada. Tem um meio-irmão chamado Scott Tenorman. No episódio "Merry Christmas Charlie Manson" da 2°temporada, é revelada toda a família por parte de mãe do Cartman, porém, seus nomes não foram revelados. O nome de um dos primos de Cartman foi revelado, o "primo Elvin". No episódio "Cartmanland" são revelados outros parentes de Eric e também o fato de que sua avó morreu e que ele herdou 1 milhão de dólares dela. Ele usa esse dinheiro para comprar um parque de diversões só para ele a qual batizou-o de "Cartmanland". Cartman planejou a morte do seu próprio pai para se vingar de Scott Tenorman. Porém, ele desconhecia o fato de Jack era seu pai, só depois na 14° temporada foi que ele descobriu. Quando questionado por Kyle se ele sentia remorsos, Eric simplesmente respondeu que não sentia culpa e que estava chorando pelo fato de que seu pai era ruivo.

Ódio[editar | editar código-fonte]

Ao longo da série, Cartman expõe seu ódio contra os judeus, hippies, pobres, ruivos e árabes, negros e imigrantes. Ele é extremamente preconceituoso com diversas raças e etnias. Cartman já liderou uma campanha contra fé judaica, a qual o rendeu um simples castigo. Já exterminou vários hippies em um festival de South Park e também expôs seu nojo as minorias no episódio "Xixi", onde havia vários mexicanos e negros nas piscinas e ele se viu no "apocalipse que os maias previram".

Referências

  1. ERIC CARTMAN (2 Feb 1998). Visitado em 6 June 2011.@ 13:00