Escala cromática de von Luschan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A escala cromática de Von Luschan[1]
Unlabeled Renatto Luschan Skin color map.png

A escala cromática de Von Luschan é um método utilizado na classificação de cores de pele. Tal método também é chamado de Escala von Luschan ou Escala de von Luschan, sendo que o nome para este deriva de seu inventor, Felix von Luschan. O equipamento consiste em 36 ladrilhos de vidro fosco que são comparados à cor de pele em questão, de um lugar do corpo sem exposição ao sol (como debaixo do braço).

Embora a Escala von Luschan tenha sido bastante usada durante a primeira metade do século 20, nos estudos de classificação da raça humana e antropometria, foi considerada problemática, mesmo pelos seus praticantes, pois era muito inconsistente, já que os testes davam diferentes diagnósticos sobre a mesma pessoa. No início da década de 1950, começou a ser abandonada e substituída por métodos que usavam a refletância espectrofotometria.

Uma escala com seis definições de cor está em uso desde 1975, considerando o risco de exposição ao sol. Estas escalas são:

Tipo Escala de von Luschan Descrição da Pele
I 1-5 Muito claro
II 6-10 Claro
III 11-15 Intermediário;europeu de pele escura,ou caucasiano médio
IV 16-20 Mediterrâneo ou Escura média
V 21-28 Escuro,marrom ou Pardos
VI 29-36 Muito escura ou Negro

A diferença relevante entre as escalas de Von Luschan e de tipos de pele é uma das aplicações pretendidas: a escala por cor da pele,tem por objetivo simplesmente classificar pessoas pelo sua tom da pele verdadeiro e não estabelecer uma classificação racial de uma população inteira.

Referências

  • von Luschan F (1897). Beiträge zur Völkerkunde der Deutschen Schutzgebieten. Berlin: Deutsche Buchgemeinschaft.
  • von Luschan F (1927). Voelker, Rassen, Sprachen : Anthropologische Betrachtungen. Berlin: Deutsche Buchgemeinshaft.
Este artigo foi traduzido da wikipedia em inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]