Escola ımam hatip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fachada de uma escola ımam hatip em Kırklareli.

Uma escola ımam hatip (em turco: ımam hatip lisesi, literalmente: liceu de imames profissionais) é uma escola secundária de cariz profissionalizante e por vezes religioso da Turquia.

Hatip deriva do árabe khatip, que significa "aquele que profere a khutba (o sermão de sexta-feira). As escolas ımam hatip são fruto da reforma da educação levada a cabo por Atatürk em 1924, que acabou com os madraçais (escolas islâmicas) e instituiu as escolas ımam hatip para nelas serem formados clérigos muçulmanos funcionários do estado que tivessem uma formação laica sólida para além da formação religiosa. Os primeiros reitores das escolas ımam hatip nem sequer tinham formação religiosa. Ao contrário de outras escolas profissionalizantes, os curricula incluíam tantas matérias de ciências e artes como as escolas comuns.

As escolas ımam hatip foram unissexo até ao final dos anos 1990, quando o governo ilegalizou essa prática. Em consequência da laicização radical promovida pelo regime fundado por Atatürk, a popularidade das escolas ımam hatip cresceu muito entre as famílias conservadoras que queriam os seus filhos educados em locais frequentados por filhos de outras famílias com inclinação religiosa. O atual (2010) primeiro-ministro turco Recep Erdoğan frequentou uma escola ımam hatip.

Originalmente, os alunos que completassem o ensino secundário numa escola ımam hatip podiam entrar em qualquer curso universitário. Isso mudou em 1999, quando as escolas ımam hatip passaram a só dar entrada a cursos superiores religiosos. Este facto causou um declínio acentuada da popularidade das escolas ımam hatip.

Notas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.