Escrevedeira-das-neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEscrevedeira-das-neves


Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Fringillidae
Género: Plectrophenax
Espécie: P. nivalis
Nome binomial
Plectrophenax nivalis
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Plectrophenax nivalis- MHNT

A escrevedeira-das-neves (Plectrophenax nivalis) é uma ave da família Fringillidae. O macho tem a plumagem branca e preta no Verão, adquirindo alguns tons acastanhados no Inverno. A fêmea tem um padrão semlhante, mas no Verão tem alguns tons cinzentos na cabeça.

Esta espécie distribui-se pelas regiões árcticas da América, da Europa e da Ásia. No Inverno migra latitudes mais temperadas e no caso da Europa a sua principal zona de invernada situa-se na Europa Central, seja em zonas costeiras, como acontece na Bélgica e nos Países Baixos, seja em planícies mais para o interior, nomeadamente na Áustria e na Hungria.

A Península Ibérica situa-se longe dos principais locais de invernada e a espécie é muito escassa em Portugal, geralmente em pequenos bandos que se alimentam no solo de pequenos grãos e sementes[1]. É sabido que esta espécie costuma refugiar-se em algumas zonas de Portugal como a Serra da Estrela (Geoparque Estrela).

Embora seja uma espécie típica de alta montanha, as aves invernantes que podemos encontrar no nosso território distribuem-se tanto pelas serras mais altas, como por algumas zonas dunares junto à costa[1].

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas 5 subespécies de escrevedeira-das-neves:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.