Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartaz de propaganda de Manchukuo, promovendo a harmonia entre japoneses, chineses e manchus. A legenda diz: "com a ajuda do Japão, China e Manchukuo, o mundo pode ficar em paz."

A Esfera de Co-prosperidade da Grande Ásia Oriental (Dai-tō-a Kyōeiken em japonês) foi um conceito criado e promulgado durante o Período Showa pelo governo e militares do Império do Japão e que representava o desejo de criar um "bloco de nações asiáticas lideradas pelos japoneses e livre das potências ocidentais".[1] A Esfera foi iniciada pelo primeiro-ministro Fumimaro Konoe, numa tentativa de criar uma Grande Ásia Oriental composta do Japão, Manchukuo, China e partes do sudeste asiático, que iria, de acordo com a propaganda imperial, estabelecer uma nova ordem internacional visando a co-prosperidade para os países asiáticos os quais compartilhariam a paz e a prosperidade, livres do colonialismo e dominação ocidentais.[2]

Todavia, este acabou sendo apenas um dos vários slogans e conceitos usados na justificativa da agressão japonesa no Sudeste Asiático, da década de 1930 até 1945, e a expressão "Esfera de Co-prosperidade da Grande Ásia Oriental" é lembrado hoje principalmente como uma fachada para o controle exercido pelo império sobre os países ocupados durante a Segunda Guerra Mundial, na qual estados fantoche manipulavam as populações e economias locais em benefício do Império do Japão.

As conotações negativas que muitos ainda associam com a expressão "Grande Ásia Oriental" permanecem como uma das dificuldades que arrostam a Cimeira da Ásia Oriental, realizadas anualmente a partir de 2005, para discutir a possibilidade do estabelecimento de uma Comunidade da Ásia Oriental mais forte e unida.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Dower, John. War Without Mercy: Race and Power in the Pacific War. Pantheon Books. Nova York: 1986.
  • Iriye, Akira. Pearl Harbor and the coming of the Pacific War: a Brief History with Documents and Essays. Boston : Bedford/St. Martin's, 1999.
  • Lebra, Joyce C. Japan's Greater East Asia Co-Prosperity Sphere in World War II: Selected Readings and Documents. Nova York: Oxford University Press, 1975.

Notas e referências citadas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]