Saltar para o conteúdo

Lafayette da Costa Coelho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 26: Linha 26:
}}
}}


'''[[Cônego]]''' '''Lafayette da Costa Coelho''' ([[Serro]], [[10 de novembro]] de [[1886]] — [[Santa Maria do Suaçuí]], [[21 de setembro]] de [[1961]]) foi um sacerdote [[católico]] [[brasil]]eiro. Foi ordenado [[sacerdote]] em [[Diamantina]] - Minas Gerais em 15 de abril 1917. Desde então exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia de [[Santa Maria do Suaçuí]]-[[MG]] durante 44 anos, falecendo em [[21 de setembro]] de [[1961]].
'''[[Cônego]]''' '''Lafayette da Costa Coelho''' ([[Serro]], [[10 de novembro]] de [[1886]] — [[Santa Maria do Suaçuí]], [[21 de setembro]] de [[1961]]) foi um sacerdote [[católico]] [[brasil]]eiro. Foi ordenado [[sacerdote]] em [[Diamantina]], Minas Gerais, em 15 de abril 1917. Desde então, e ao longo de 44 anos, exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia de [[Santa Maria do Suaçuí]]-[[MG]], falecendo em [[21 de setembro]] de [[1961]].


Homem de intensa oração e freqüentes jejuns, Lafayette cativou o povo do Vale do Suaçuí e adjacências com sua fé e exemplos de humildade. Seu carisma pastoral era, sobretudo, a bênção da saúde. Movidas pela fama de santidade do saudoso sacerdote, milhares de pessoas, de várias cidades de Minas Gerais e outros Estados visitam anualmente seu túmulo, em [[Santa Maria do Suaçuí]], principalmente no dia do aniversário de seu falecimento.
Homem de intensa oração e frequentes jejuns, Lafayette cativou o povo do Vale do Suaçuí e áreas adjacentes com a sua fé e exemplos de humildade. O seu carisma pastoral era, sobretudo, a bênção da saúde. Movidas pela fama de santidade do saudoso sacerdote, milhares de pessoas, de várias cidades de Minas Gerais e outros Estados visitam anualmente o seu túmulo, em [[Santa Maria do Suaçuí]], principalmente no dia do aniversário do seu falecimento.


==Processo de Beatificação==
==Processo de Beatificação==
No dia [[13 de novembro]] de [[2000]], a [[Santa Sé]], autorizou o [[Bispo]] da [[Diocese de Guanhães]], Dom [[Emanuel Messias de Oliveira]], a iniciar o Processo de [[Beatificação]] do [[Servo de Deus ]], o que foi feito solenemente no dia [[24 de junho]] de [[2001]], com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação.
No dia [[13 de novembro]] de [[2000]], a [[Santa Sé]], autorizou o [[Bispo]] da [[Diocese de Guanhães]], Dom [[Emanuel Messias de Oliveira]], a iniciar o Processo de [[Beatificação]] do [[Servo de Deus ]], o que foi feito solenemente no dia [[24 de junho]] de [[2001]], com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação.


No dia [[19 de setembro]] de [[2001]], a pedido do Deputado Durval Ângelo, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais prestou uma homenagem ao Servo de Deus. Aos [[21 de setembro]] de [[2001]] foi lançada uma biografia completa do Servo de Deus, com o título ''A Grandeza na Simplicidade'' pela Editora FUMARC, [[Belo Horizonte]].
No dia [[19 de setembro]] de [[2001]], a pedido do Deputado Durval Ângelo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou uma homenagem ao Servo de Deus. A [[21 de setembro]] de [[2001]] foi lançada uma biografia completa do Servo de Deus, com o título ''A Grandeza na Simplicidade''.


O Servo de Deus é patrono da cadeira nº 26 da Academia Brasileira de [[Hagiologia]], com sede em Fortaleza-CE, e o ocupante da cadeira é o Postulador da Causa. Na Academia Mineira de Hagiologia - AMHAGI - , com sede em Belo Horizonte - MG,o servo de Deus é o patrono da cadeira número 1.
O Servo de Deus é patrono da cadeira n.º 26 da Academia Brasileira de [[Hagiologia]], com sede em Fortaleza-CE, e o ocupante da cadeira é o Postulador da Causa.


A fase diocesana do Processo do Servo de Deus foi concluída no dia [[20 de setembro]] de [[2009]] e o processo foi enviado à [[Roma]], onde se encontra.
A fase diocesana do Processo do Servo de Deus foi concluída no dia [[20 de setembro]] de [[2009]] e o processo foi enviado a [[Roma]].


==Referências==
==Referências==

Revisão das 23h53min de 3 de abril de 2016

Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho
Cônego, Servo de Deus
Nascimento 10 de novembro de 1886
Serro, Brasil
Morte 21 de setembro de 1961 (74 anos)
Santa Maria do Suaçuí, Brasil
Veneração por Igreja Católica
Portal dos Santos

Cônego Lafayette da Costa Coelho (Serro, 10 de novembro de 1886Santa Maria do Suaçuí, 21 de setembro de 1961) foi um sacerdote católico brasileiro. Foi ordenado sacerdote em Diamantina, Minas Gerais, em 15 de abril 1917. Desde então, e ao longo de 44 anos, exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Santa Maria do Suaçuí-MG, falecendo em 21 de setembro de 1961.

Homem de intensa oração e frequentes jejuns, Lafayette cativou o povo do Vale do Suaçuí e áreas adjacentes com a sua fé e exemplos de humildade. O seu carisma pastoral era, sobretudo, a bênção da saúde. Movidas pela fama de santidade do saudoso sacerdote, milhares de pessoas, de várias cidades de Minas Gerais e outros Estados visitam anualmente o seu túmulo, em Santa Maria do Suaçuí, principalmente no dia do aniversário do seu falecimento.

Processo de Beatificação

No dia 13 de novembro de 2000, a Santa Sé, autorizou o Bispo da Diocese de Guanhães, Dom Emanuel Messias de Oliveira, a iniciar o Processo de Beatificação do Servo de Deus , o que foi feito solenemente no dia 24 de junho de 2001, com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação.

No dia 19 de setembro de 2001, a pedido do Deputado Durval Ângelo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou uma homenagem ao Servo de Deus. A 21 de setembro de 2001 foi lançada uma biografia completa do Servo de Deus, com o título A Grandeza na Simplicidade.

O Servo de Deus é patrono da cadeira n.º 26 da Academia Brasileira de Hagiologia, com sede em Fortaleza-CE, e o ocupante da cadeira é o Postulador da Causa.

A fase diocesana do Processo do Servo de Deus foi concluída no dia 20 de setembro de 2009 e o processo foi enviado a Roma.

Referências

MATOS, Pe. Ismar Dias de. "A grandeza na simplicidade", Editora FUMARC, Belo Horizonte, 2001, 206 p. FONTE: www.hagiologiaminas.blogspot.com

Ligações externas