Saltar para o conteúdo

Resíduo perigoso: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m A Wikipédia não serve de referência a si mesma
Linha 10: Linha 10:


== Perigos macroeconômicos dos resíduos tóxicos ==
== Perigos macroeconômicos dos resíduos tóxicos ==
De acordo com as pesquisas da economista Carolina Cabral Murphy, resíduo tóxicos representam uma perda econômica exponencial para o receptor deste. Porque a cidade e ou região que esta recebendo os resíduos provenientes de outro município não estão sequer gerando a receita econômica necessária para lidar e tratar deste problema. O maior risco ambiental associado com a exportação do lixo tóxico e justamente a falta de geração de benéfico econômico e o custo gerado para tratar destes resíduos, que, em geral poluem o lençol freático (do local e depois de toda a baia hidráulica) criando um desastre ambiental desproporcional ao problema inicial que poderia ser planejado e mitigado<ref>[http://www.nosrevista.com.br/2010/08/04/novos-desafios-para-os-centros-urbanos/]</ref>. Um outro exemplo deste problema ocorreu na China durante os anos de industrialização acelerada onde a mitigação não foi respeitada e ou avaliada<ref>[http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=627271&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=506321&Titulo=Brasil-China%3A%20livre%20com%E9rcio%2C%20lixo%20t%F3xico%20e%20l%F3gica%20econ%F4mica [[Jornal Valor Econômico]], Maio 2009]</ref>.
De acordo com as pesquisas da economista Carolina Cabral Murphy, resíduo tóxicos representam uma perda econômica exponencial para o receptor deste. Porque a cidade e ou região que esta recebendo os resíduos provenientes de outro município não estão sequer gerando a receita econômica necessária para lidar e tratar deste problema. O maior risco ambiental associado com a exportação do lixo tóxico e justamente a falta de geração de benéfico econômico e o custo gerado para tratar destes resíduos, que, em geral poluem o lençol freático (do local e depois de toda a baia hidrografica) criando um desastre ambiental desproporcional ao problema inicial que poderia ser planejado e mitigado<ref>[http://www.nosrevista.com.br/2010/08/04/novos-desafios-para-os-centros-urbanos/]</ref>. Um outro exemplo deste problema ocorreu na China durante os anos de industrialização acelerada onde a mitigação não foi respeitada e ou avaliada<ref>[http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=627271&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=506321&Titulo=Brasil-China%3A%20livre%20com%E9rcio%2C%20lixo%20t%F3xico%20e%20l%F3gica%20econ%F4mica [[Jornal Valor Econômico]], Maio 2009]</ref>.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 17h10min de 17 de maio de 2016

Resíduo tóxico ou perigoso é o material descartado, geralmente na forma química, que pode causar a morte ou danos à seres vivos. Normalmente são resíduos vindos da indústria ou comércio, porém também pode ter resíduos residenciais, da agricultura, militar, hospitais, fontes radioativas bem como lavanderias e tinturarias. Como muitos outros problemas de poluição, os resíduos tóxicos começam a ser um problema significativo durante a revolução industrial.

O termo Resíduo Tóxico é escrito também como "Lixo Tóxico" ou material de descarte que pode causar riscos a saúde ou ao meio ambiente a longo prazo com as toxinas que são liberadas no ar, água ou terra.

Efeitos

Resíduos tóxicos podem poluir o meio ambiente e contaminar as águas profundas. Love Canal (próximo as Cataratas do Niágara, EUA) é um caso de incidente muito famoso no qual casas e escolas foram construídas próximo a área de depósito de lixo tóxico, causando epidemia de problemas de saúde.

A exposição a substâncias tóxicas regularmente provavelmente causará sérios danos a saúde. Resíduos de pesticida no vegetais, mercúrio nos peixes e vários outros produtos químicos podem iniciar câncer, defeitos de nascença, mutações genéticas e até morte. Vários componentes químicos vem sendo encontrados/desenvolvidos para imitar o estrogênio, hormônio feminino que controla o desenvolvimento do sistema reprodutivo em várias espécies de animais. Preliminarmente, os resultados indicam produtos químicos, em certas quantidades, que podem atrapalhar no desenvolvimento e levar o portador a sérios problemas, tanto machos quanto fêmeas. Isso gera infertilidade, aumenta a mortalidade da prole e disfunções dos órgão vitais (como diminuição na frequencia cardíaca e respiratória), sintomas de gripes e resfriados (como vômitos, diarreia e inchamento) e mudanças de hábitos (como depressão, cansaço e confusões).

Perigos macroeconômicos dos resíduos tóxicos

De acordo com as pesquisas da economista Carolina Cabral Murphy, resíduo tóxicos representam uma perda econômica exponencial para o receptor deste. Porque a cidade e ou região que esta recebendo os resíduos provenientes de outro município não estão sequer gerando a receita econômica necessária para lidar e tratar deste problema. O maior risco ambiental associado com a exportação do lixo tóxico e justamente a falta de geração de benéfico econômico e o custo gerado para tratar destes resíduos, que, em geral poluem o lençol freático (do local e depois de toda a baia hidrografica) criando um desastre ambiental desproporcional ao problema inicial que poderia ser planejado e mitigado[1]. Um outro exemplo deste problema ocorreu na China durante os anos de industrialização acelerada onde a mitigação não foi respeitada e ou avaliada[2].

Referências

Ver também