Saltar para o conteúdo

Theraphosa blondi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:
| binomial_autoridade = ([[Pierre André Latreille|Latreille]], [[1804]])
| binomial_autoridade = ([[Pierre André Latreille|Latreille]], [[1804]])
}}
}}
A '''aranha-golias-comedora-de-pássaros''', também conhecida como '''aranha-golias''' ou '''tarântula-golias''', é uma espécie de [[tarântula]] da família '''Theraphosidae'''. É considerada o maior [[aracnídeo]] do mundo, em massa corporal<ref>Em envergadura, considera-se normalmente a espécie [[Heteropoda maxima]] como mais larga que a tarântula-golias</ref>. Endêmica do norte da [[Amazônia]] brasileira, é também encontrada na [[Guiana]], no [[Suriname]] e na [[Venezuela]]. Chamam-na de "comedora de pássaros" porque ela realmente é capaz de devorar um pássaro inteiro em uma refeição. Apesar disto, a '''Theraphosa blondi''' raramente ataca aves adultas. No século 18, a naturalista [[Maria Sibylla Merian]] produziu uma gravura feita com cobre, onde estavam ilustradas aranhas e formigas. Entre os aracnídeos, estava uma aranha bem parecida com a '''Theraphosa blondi''', predando um [[beija-flor]].
A '''aranha-golias-comedora-de-pássaros''', também conhecida como '''aranha-golias''' ou '''tarântula-golias''', é uma espécie de [[tarântula]] da família '''Theraphosidae'''. É considerada o maior [[aracnídeo]] do mundo, em massa corporal<ref>Em envergadura, considera-se normalmente a espécie [[Heteropoda maxima]] como mais larga que a tarântula-golias</ref>. Endêmica do norte da [[Amazônia]] brasileira, é também encontrada na [[Guiana]], no [[Suriname]], Diadema e na [[Venezuela]]. Chamam-na de "comedora de pássaros" porque ela realmente é capaz de devorar um pássaro inteiro em uma refeição. Apesar disto, a '''Theraphosa blondi''' raramente ataca aves adultas. No século 18, a naturalista [[Maria Sibylla Merian]] produziu uma gravura feita com cobre, onde estavam ilustradas aranhas e formigas. Entre os aracnídeos, estava uma aranha bem parecida com a '''Theraphosa blondi''', predando um [[beija-flor]].


== Características ==
== Características ==

Revisão das 19h32min de 17 de maio de 2016

Como ler uma infocaixa de taxonomiaAranha-golias-comedora-de-pássaro

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Género: Theraphosa
Espécie: T. blondi
Nome binomial
Theraphosa blondi
(Latreille, 1804)

A aranha-golias-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias ou tarântula-golias, é uma espécie de tarântula da família Theraphosidae. É considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal[1]. Endêmica do norte da Amazônia brasileira, é também encontrada na Guiana, no Suriname, Diadema e na Venezuela. Chamam-na de "comedora de pássaros" porque ela realmente é capaz de devorar um pássaro inteiro em uma refeição. Apesar disto, a Theraphosa blondi raramente ataca aves adultas. No século 18, a naturalista Maria Sibylla Merian produziu uma gravura feita com cobre, onde estavam ilustradas aranhas e formigas. Entre os aracnídeos, estava uma aranha bem parecida com a Theraphosa blondi, predando um beija-flor.

Características

É bastante conhecida por criadores de aranhas, chamando-lhes a atenção pelo seu tamanho (que chega a incríveis 30 cm ou até um pouco mais). É uma espécie que só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo. Seus pêlos abdominais são extremamente urticantes, e ela pode muito bem lançá-los em seus adversários, provocando irritação nas vias respiratórias dos mesmos. Sua picada, embora seu veneno não seja muito prejudicial aos humanos, é capaz de provocar náuseas, transpiração excessiva e muita dor, uma vez que suas quelíceras podem chegar a 3 cm de comprimento, capazes de perfurar nossa pele facilmente. Por outro lado, nas suas presas o veneno é mortal, pois atinge o sistema nervoso central da mesma, paralisando-a. Esses animais geralmente só atacam seres humanos quando se sentem ameaçados, e nesta ocasião eles, como sinal de alerta, emitem uma espécie de chiado, graças aos órgãos estriduladores que possuem em seu abdômen, característica essa que a maioria das aranhas não tem. Embora essa aranha seja venenosa, na maioria dos casos de ataques a humanos sua picada não resulta em envenenamento, o que costuma ser chamado de ''mordida seca''.

Habitat

Esta aranha é encontrada geralmente em áreas pantanosas ou alagadiças, e cava grandes tocas, dentro das quais pode morar a vida inteira. Nestas áreas, as temperaturas variam anualmente de 21°C a 42°C (a temperatura média anual é de 28°C), e a umidade do ar varia de 80% a 90%. Tem hábitos noturnos e é uma excelente caçadora.

Alimentação

Estes aracnídeos se alimentam principalmente de insetos pequenos, como grilos, gafanhotos e baratas, mas podem comer pássaros, pequenos roedores, lagartos, sapos, algumas cobras e até morcegos. Também têm comportamento canibalístico, podendo comer outras aranhas de sua espécie.

Ver também

Referências

  1. Em envergadura, considera-se normalmente a espécie Heteropoda maxima como mais larga que a tarântula-golias
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Theraphosa blondi
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Theraphosa blondi