Esqui estilo livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sequência de um salto de esqui acrobático.
Salto mortal, correspondente à modalidade aerial de esse desporto.

O esqui estilo livre1 2 3 é uma variante do esqui acrobático que é uma prova desportiva de esqui na qual os esquiadores, mais que sua velocidade, têm que pôr à prova as suas habilidades sobre a neve.

Existem duas grandes especialidades diferenciadas, a aerial,4 5 na qual são efetuados saltos acrobáticos que devem ser valorados por um jurado; e a mogul,6 7 na qual é realizada a descida por uma escarpada inclinada com neve, cheia de buracos e lombadas ou montículos (mogul; o termo mogul provavelmente encontra a sua origem em um dialeto germânico, sendo similar à palavra mugl existente no alemão vienense, que significa montículo ou lombada),8 ao longo da qual devem ser efetuados diversos saltos acrobáticos.

Referências

  1. Terra Networks. Esqui estilo livre. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  2. Portal São Francisco. Esqui estilo livre. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  3. IG (26 de fevereiro de 2010). Esqui estilo livre dá o primeiro ouro para a Bielorrússiaem Jogos de Inverno. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  4. Uol (25 de fevereiro de 2010). Australiana leva o ouro no aerials do esqui acrobático. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  5. Esporte Brasil (25 de fevereiro de 2010). Australiana leva o ouro no aerials do esqui acrobático. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  6. Uol (14 de fevereiro de 2010). Americana Hannah Kearney é ouro em mogul de esqui acrobático. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  7. Esporte Brasil (14 de fevereiro de 2010). Americana Hannah Kearney é ouro em mogul de esqui acrobático. Página visitada em 13 de maio de 2010.
  8. mogul (2) de Websters Online Dictionary
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.