Estação João Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a estação ferroviária localizada em São Luís, veja Estação João Pessoa (São Luís).


João Pessoa
Uso atual Estação de VLT Estação de VLT
Administração CBTU - STU/JOP
Posição Superfície
Serviços Acesso à deficiente físico Banheiro Restaurante Rede sem fio aberta (Wi-Fi)
Conexões Táxi
Informações históricas
Nome antigo Parahyba
Inauguração 07 de setembro de 1883 (140 anos)[1]
Localização
João Pessoa está localizado em: Região Metropolitana de João Pessoa
João Pessoa
Localização da Estação João Pessoa
7° 6' 54" S 34° 53' 26" O
Endereço Av. Sanhauá
Município João Pessoa - PB
País  Brasil
Próxima estação
Sentido Santa Rita
Sentido Cabedelo
João Pessoa

A Estação João Pessoa, antigamente Estação Parahyba, é uma das estações do Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa,[2] situada em João Pessoa, entre a Estação Ilha do Bispo e a Estação Mandacarú.

Foi inaugurada em 7 de setembro de 1883.[1] Localiza-se na Avenida Sanhauá, em frente à Praça Napoleão Laureano. Atende o bairro de Varadouro.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se próxima ao centro da cidade, no bairro do Varadouro, situa-se próxima do Terminal de Integração do Varadouro e da Estação Rodoviária da Capital.

História[editar | editar código-fonte]

O decreto nº 6.243 de 12 de julho de 1876 aprovara os estudos e plantas do projeto, os trabalhos foram inaugurados a 9 de julho de 1880, tendo o primeiro trem corrido seus trilhos a 30 de abril de 1881 em uma inauguração simbólica.

A estação de Parahyba foi oficialmente inaugurada em 1883, a estação permaneceu com este nome até 1930, quando então a capital do Estado passou a se chamar João Pessoa.

Em 1942, o antigo prédio foi derrubado e em seu lugar uma nova estação foi construída e inaugurada em 10 de novembro, com características mais modernistas.[3]

Estrutura e estilo[editar | editar código-fonte]

A primeira era formada por dois prédios, a estação propriamente dita e o armazém. Situavam-se no Largo da Gameleira, atual Praça Álvaro Machado no bairro do Varadouro.

Em 1895, no governo Álvaro Machado foi feito o calçamento e a urbanização do Largo, dando melhores condições aos usuários da Estação Conde d'Eu, como era conhecida na época. Em 1920, observava-se junto à plataforma, um curral para conter o gado que era embarcado na estação.[1]

Tabela[editar | editar código-fonte]

Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
João Pessoa (Parahyba) 1883 Estação de Trem Urbano R$ 0,50 / Terminal rodoviário R$ 3,20 Central Elevada Estação com estrutura de concreto aparente

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c GIESBRECHT, Ralph. «João Pessoa -- Estações Ferroviárias do Estado da Paraíba». Consultado em 2 de maio de 2015 
  2. «Portal CBTU - Características». CBTU. Consultado em 3 de agosto de 2015 
  3. CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Histórico do Metrô de João Pessoa. 2008. Disponível em [1] Arquivado em 14 de janeiro de 2014, no Wayback Machine..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]