Estação Porte de Clichy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porte de Clichy
Tribunal de Paris
Estação Porte de Clichy
Visão geral da plataforma em direção a Châtillon.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 13
Código 30-09
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 20 de janeiro de 1912
Próxima estação
Sentido Asnières
Sentido Châtillon - Montrouge
Porte de Clichy
Tribunal de Paris
Sentido Mairie de Saint-Ouen
Sentido Olympiades
Porte de Clichy
Tribunal de Paris

Porte de Clichy é uma estação da linha 13 do Metrô de Paris, localizada no 17.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 20 de janeiro de 1912, como o terminal do ramal noroeste da linha B (atual linha 13) da Société du chemin de fer électrique souterrain Nord-Sud de Paris (conhecida como Nord-Sud).

Ela se tornou uma estação de passagem em 3 de maio de 1980 após o lançamento da extensão a Gabriel Péri — Asnières — Gennevilliers (atual Gabriel Péri).

Em 2011, 4 156 619 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 4 021 254 passageiros em 2013, o que a coloca na 122a posição das estações de metrô por sua frequência.[2]

No início de 2018, o subtítulo Tribunal de Paris apareceu nos planos da linha após a inauguração da nova Cidade Judiciária de Paris.[3] Este subtítulo no entanto não aparece nas plataformas, a decoração de estilo "Nord-Sud" com a denominação inscrita nas grandes cerâmicas não se prestam a ele.

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem três acessos: um primeiro implantado no boulevard Berthier, um segundo que leva ao boulevard Bessières e um terceiro perto do cruzamento do boulevard Bessières com a avenue de la Porte-de-Clichy.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Porte de Clichy é uma estação de configuração particular: ela é constituída de duas meias-estações não paralelas, com 75 m, situadas no antigo circuito de retorno e cada uma compreendendo uma via de plataforma lateral sob uma abóbada elíptica.

Ela conservou sua decoração característica da Nord-Sud original com quadros publicitários e bordas do nome da estação em cerâmica de cor verde (tinta utilizada para terminais e estações de transferência), bem como a denominação incorporada na faiança em branco sobre um fundo azul de tamanho muito grande entre os quadros publicitários, apenas no pé-direito no lado da plataforma. O nome da estação também está inscrito em fonte Parisine em placas esmaltadas no lado da via. Não há desenhos geométricos na abóbada e nas plataformas, nem direções escritas na cerâmica dos tímpanos, que são todas cobertas com telhas de faiança brancas biseladas.

Esse estilo foi combinado desde a década de 1980 com uma decoração de estilo "Andreu-Motte" com uma rampa luminosa laranja por meia-estação, assim como um banco em telhas laranjas planas com assentos "Motte” da mesma cor. A estação é portanto, com Pasteur e Porte de Versailles na linha 12, uma das três da rede a misturar a decoração "Andreu-Motte" à cerâmica tradicional "Nord-Sud".

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação está em correspondência com a estação da linha C do RER, ramal de Pontoise. Ela é servida pelas linhas 54, 74, 138, 173 e 528 da rede de ônibus RATP. A estação também é servida pela linha T3b do Tramway (depois de 24 de novembro de 2018) e, à noite, pelas linhas N15 e N51 da rede de ônibus Noctilien.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Metrô[editar | editar código-fonte]

Local de construção da estação da linha 14

A estação deve ser servida até 2020 pela linha 14 do metrô quando for estendida.[4] A construção desta estação começou em junho de 2014.

A estação da linha 14 será paralela à avenue de Porte-de-Clichy, localizada em construções da futura ZAC Clichy-Batignolles. O acesso principal à estação se fará na esquina da avenue de la Porte-de-Clichy e do boulevard Bessières.[5] Dois acessos secundários serão implantados, um no pátio da Cidade Judiciária de Paris, na esquina da avenue de la Porte-de-Clichy e da rue André-Suarès e o outro na esquina do boulevard Berthier e da avenue de la Porte-de-Clichy, para se conectar com o tramway da linha T3b. Sua realização foi confiada ao consórcio Eiffage TP/Razel-Bec.[6]

A estação será construída em sete níveis. Ela terá uma área de 8 954 m2, um comprimento de 120,5 m e uma largura de 20,65 m. Suas plataformas serão situadas a uma profundidade de 26 metros.

A estação será aberta em janeiro de 2021.[7]

RER abandonado[editar | editar código-fonte]

Uma das variantes do traçado da extensão do RER E para o oeste também a serviria, mas esse traçado foi excluído em fevereiro de 2011 em favor daquele que passa por Porte Maillot.

Galeria de fotografias[editar | editar código-fonte]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entrants annuels provenant de l'extérieur de la station (voie publique, correspondances bus, réseau SNCF, etc.), sur le site data.ratp.fr (consulté le 29 octobre 2013).
  2. Trafic annuel entrant par station (2013), sur le site data.ratp.fr (consulté le 31 août 2014).
  3. PDFlink sem parâmetros PDF Plan de la ligne 13 datant de février 2018 sur le site officiel de la RATP (consulté le 31 mai 2018).
  4. «Prolongement de la ligne 14 du métro : ouverture repoussée à l'été 2020». leparisien.fr. 19 de dezembro de 2017. Consultado em 19 de dezembro de 2017 .
  5. Plaquette d’information ligne 14, sur www.desaturerlaligne13.com.
  6. Métro : la RATP va prolonger la ligne 14, sur www.lesechos.fr, 17 de março de 2014.
  7. Impact de la crise sanitaire : la RATP annonce un nouveau calendrier pour la mise en service du prolongement nord de la ligne 14 avec le maintien de l’objectif de 2020
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Porte de Clichy