Estação Virgílio Távora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Virgílio Távora
Estação Virgílio Távora
Plataforma da estação Virgílio Távora.
Uso atual Estação de Metrô Estação de Metrô
Administração Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos
Linhas Linha Sul
Código Estação Comum
Posição Superfície
Plataformas 1 (Central)
Serviços Elevador Acesso à deficiente físico Venda de Bilhetes
Informações históricas
Reconstrução 15 de junho de 2012 (11 anos)
Projeto arquitetônico Luiz Carlos Esteves (1998)[1]
Localização
Coordenadas 3° 52' 2" S 38° 37' 14" O
Endereço Avenida Parque Sul, Novo Maracanaú
Município Maracanaú
Próxima estação
Sentido Central-Chico da Silva
Sentido Carlito Benevides
Virgílio Távora

A Estação Virgílio Távora é uma estação da Linha Sul do metrô de Fortaleza. Localiza na Avenida Parque Sul, no bairro Novo Maracanaú no município de Maracanaú. Essa estação atende a um dos mais importantes bairros do município, tendo em sua área de abrangência o Feira Center, o Zii Hotel, o campus Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e parte do Distrito Industrial de Maracanaú.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada no dia 15 de junho de 2012, na primeira fase da linha sul entre a estação Parangaba e Carlito Benevides. No dia 1 de outubro de 2014 as bilheterias e catracas da estação funcionaram pela primeira vez durante o inicio a fase comercial.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação Virgílio Távora.

Estação de superfície, com plataforma central, estruturas em concreto aparente, mapas de localização, sistemas de sonorização, além de possuir acessos, piso tátil e elevadores para pessoas portadoras de deficiência.

Acessibilidade[editar | editar código-fonte]

A estação foi pensada para garantir acessibilidade para todos, contando com os mais diversos recursos para ajudar os usuários portadores de deficiência. Entre eles e possível citar o piso tátil, mapas de localização em braile é sistema de sonorização para portadores de deficiência visual; elevador é acessos exclusivos para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção; painéis explicativos é telas localizadas nas plataformas para portadores de deficiência auditiva, além de toda a equipe de funcionários bem treinados e especializados para atender aos usuários em qualquer situação.

Referências

  1. «Metrô de Fortaleza-Projetos» (PDF). Luiz Esteves Arquitetura. Consultado em 19 de março de 2019 
  2. «Inicio da fase comercial da linha Sul». Consultado em 15 de setembro de 2015. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015