Estação central de Zurique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação central de Zurique
Inauguração 1847
Linha(s) 14 cais com 28 vias
Coordenadas _ 47° 22′ N 8° 32′ E
Zona Flag of Canton of Zürich.svg Zurique - Suíça
Serviços Ferroviarios Estação ferroviária dos CFF IC, IR, TGV, ICE, RER
Serviços Ligação a autocarros Serviço de táxis Bilheteiras e/ou máquinas de venda de bilhetes Lavabos Caixas Multibanco Bar ou cafetaria Zona Comercial

A Estação central de Zurique (em alemão: Zürich Hauptbahnhof) que se encontra na cidade do mesmo nome, Zurique, é a maior estação ferroviária da Suíça, e assim um nó ferroviário importante dos Caminhos de Ferro Federais (CFF) tanto em relação aos RER como também para os InterRegional (IR), e a nível internacional com os InterCity (IC) e o TGV com a Alemanha, Áustria, França e Itália.

Características[editar | editar código-fonte]

A estação é composta por 14 cais com 28 vias e das quais 12 são reservadas ás correspondências locais e integionais, tipo RER ou IC 16 se destinam ao tráfico internacional como o ICE, o TGV ou o Cisalpino, o que equivale a 2 915 comboios diários para cerca de 350 000 passageiros [1] .

História[editar | editar código-fonte]

A primeira gare suíça foi aberta em 1844 no final da linha internacional Strasbourg-Saint-Louis-Bâle. A Estação central de Zurique é assim a segunda visto ter sido inaugurada em 1847 conjuntamente com a de Baden na Spanischbrötli-Bahn [2] . Curiosamente [1] é a partir desta estação que é marcado o quilómetro zero dos CFF.

A estação começou a ser construída em 1871 e para a exposição nacional de 1939 foram prolongados os cais, construído o hall transversal e aumentada cinco cais. Foi em 1990 se foi construída a parte subterrânea, para as ligações regionais assim como para o comercio, a chamada Railcity com 120 lojas.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zürich Hauptbahnhof

Referências

  1. a b La gare de Zurich, une ville sous la ville (em francês) Visitado: Fev. 2014
  2. DHS: gares (em francês) Visitado: Fev. 2014

Ligações externas[editar | editar código-fonte]