Estimated time of arrival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Estimated time of arrival (ETA, do inglês, em português tempo estimado de chegada) é uma unidade de medida utilizada para objetos que se locomovem fisicamete de um ponto a outro. É comumente utilizado nos meios de transporte (aéreo, terrestre ou aquático) dos Estados Unidos da América, para estimar quanto tempo falta para chegada ao seu destino.

O tempo estimado de chegada (ETA) é calculado com base na estimativa de chegada direta ao destino com base na distância e velocidade. O ETA não prevê em seus cálculos situações não previstas durante o precurso, como desvios e paradas. A medida que o objeto em locomoção se aproxima de seu destino, o ETA diminui, caso o objeto pare ou circunde o ponto de destino à uma distância fixa, o ETA permanece parado. Caso o objeto se afaste de seu ponto de destino, o ETA aumenta.

O ETA também tem sido metaforicamente utilizado, tanto nos EUA como em outros países, em diversas situações onde não exista objetos fisicamente em locomoção, a exemplo de seu uso no meio computacional, para estimar o tempo de término do download de um arquivo. Tem sido utilizado também por qualquer pessoa ou grupo, como forma de designar o tempo que falta para o término de qualquer atividade.

Exemplos práticos[editar | editar código-fonte]

  • Uma atividade em grupo iniciará às 14h00 e terminará às 17h00. No início da atividade, às 14h00, a atividade terá ETA 3:00, a seu término, ETA 0:00. (ETA utilizado metaforicamente)
  • Supondo um ônibus que leva 1 hora para percorrer toda sua rota. No momento de sua partida, o ônibus terá ETA 1:00, ao meio de seu percurso o ônibus fura o pneu e para por 50 minutos, após trocar o pneu, no momento de que volta a andar, terá ETA 0:30 (por estar no meio de percurso) e por fim, ao chegar no seu destino, terá ETA 0:00.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]