Expressão génica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Expressão gênica ou expressão genética é o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é processada em um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA.[1] [2] .

Vários passos no processo de expressão génica podem ser modulados, incluindo a transcrição do mRNA e a modificação pós-traducional de uma proteína. A regulação génica dá à célula controlo sobre sua estrutura e função e é a base para a diferenciação celular, morfogénese e para a versatilidade e adaptabilidade de qualquer organismo. A regulação gênica pode também servir como substrato para mudanças evolutivas, dado que o controlo do timing, localização e quantidades de expressão gênica podem ter um efeito profundo nas funções (ações) do gene num organismo. A regulação da expressão genética não ocorre em seres que contenham mRNA policistrónico, somente nos eucariotas é que se observa tal efeito.

Apesar da importância do entendimento do processo de expressão genética por somente um gene, estudos em redes são mais interessantes em casos práticos, no qual um conjunto de genes são estudos de forma unificada, ver (Biologia sistêmica,Redes funcionais).

Referências

  1. Talking Glossary: "Gene Expression". Página visitada em 2013-05-17.
  2. Gene expression (2013-05-13). Página visitada em 2013-05-17.


Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.