Fator de transformação do crescimento beta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Fator de transformação do crescimento beta (em inglês: transforming growth factor beta. (TGF-β)) é uma proteína que controla a proliferação, diferenciação celular e outras funções na maioria das células. Ela desempenha um papel na imunidade, câncer, doenças cardíacas, diabetes e síndrome de Marfan. TGF-beta atua como um fator antiproliferativo em células epiteliais normais e em estágios iniciais da oncogênese.

Algumas células secretam TGF-β, e também possuem receptores para TGF-β. Isso é conhecido como sinalização autócrina. Células cancerosas aumentam a sua produção de TGF-β, que também atua sobre as células vizinhas.

TGF-β é uma proteína secretada que existe em três isoformas chamada TGF-β1, TGF-β2 e TGF-β3. Foi também o nome original para TGF-β1, que foi o fundador desta família. O TGF-β família é parte de uma superfamília de proteínas conhecidas como superfamília TGF-β, que inclui inibinas, ativina, hormônio anti-mülleriano, proteína morfogenética óssea, decapentaplégico (dpp) e VG-1.