Fatoração polinomial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fatoração polinomial (ou fatoração de polinômios) é um grupo de regularidades algébricas para expressar por meio de uma multiplicação indireta ou por produtos notáveis.[1]

Fator Comum[editar | editar código-fonte]

Colocar o termo em evidência é a fatoração que consiste em destacar o termo comum e colocar os outros em evidência (entre parênteses).

Agrupamento[editar | editar código-fonte]

Agrupamento é a fatoração em que agrupa-se de forma conveniente os fatores comuns, primeiramente relacionando-os em evidência e depois colocando a especificidade da multiplicação polinomial.

Trinômio quadrado perfeito[editar | editar código-fonte]

Trinômio quadrado perfeito é quando forma um polinômio com três termos e o 1° tanto como o 3° termo devem ser quadrados perfeitos, ou seja, conter uma raiz quadrada exata, formando um quadrado. O segundo termo deve ser par (por ser um múltiplo de 2).[2]

Diferença de quadrados[editar | editar código-fonte]

Pelo produto notável: Produto de uma soma indicada pela diferença indicada, os dois termos devem ser quadrados (raiz quadrada exata). Dessa forma, haverá a multiplicação indireta dos resultados das raízes.

Soma de dois cubos[editar | editar código-fonte]

A soma de dois cubos é quando realiza a adição por um trinômio formado gerando triângulos perfeitos (números que contém a raiz cúbica exata).

Diferença de dois cubos[editar | editar código-fonte]

A diferença de dois cubos é o inverso do resultado da multiplicação direta à multiplicação indireta, gerada um binômio a um trinômio quadrado perfeito.

Sucessividade[editar | editar código-fonte]

A sucessividade polinomial (ou fatoração sucessivas de evidências) é o ato de fatorar o polinômio quadrado da diferença indicada após fatorar o termo em evidência e formar ainda, termos comuns.

Cálculo de MMC[editar | editar código-fonte]

Fatoração pelo cálculo MMC (ou ainda, cálculo algébrico polinomial do minímo múltiplo comum) é denominar o MMC dos coeficientes de um termo e depois pelo outro e dividir a parte literal.

Equação-produto[editar | editar código-fonte]

Equação-produto é denominar o resultado da multiplicação por 0.

Referências

  1. Dante (2010) Tudo é Matemática. Página 102 a 110 - Editora Ática
  2. «Introdução ao terceiro caso de fatoração polinomial, o trinômio quadrado perfeito.» 
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.