Faust (1994)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Faust
 República Checa
1994 • cor • 97 min 
Direção Jan Svankmajer
Roteiro Johann Wolfgang Goethe (peça)
Christian Dietrich Grabbe (romance)
Christopher Marlowe (peça)
Jan Svankmajer
Elenco Petr Cepek
Género drama / animação artesanal / fantasia / bisqui
Idioma Tcheco
Página no IMDb (em inglês)

Faust é um filme tcheco de 1994 dirigido por Jan Svankmajer.

Pode ser visto como uma crítica ao egoísmo do homem por todo o poder e o conhecimento sobre o universo, e ao mesmo tempo pode ser visto como uma crítica a filosofia iniciática.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Fausto é um homem sedento por conhecimento que procurando por conhecimento, faz um pacto com o diabo, que diz a ele ensinar-lhe tudo sobre o mundo e depois ele o levaria para o inferno. Fausto tenta fugir do contrato assinado com o ser das trevas, mas ele já havia assinado o contrato com o diabo, sendo que ele teria de ir para o inferno.

Sinopse detalhada[editar | editar código-fonte]

A história começa nas ruas de Praga em uma manhã cinzenta comum com os viajantes sobre a movimentada. Somos apresentados à figura de um homem comum , interpretada por Petr Copek , uma figura incolor emergentes de uma estação de metro. No caminho para casa, o homem encontra dois homens entregando panfletos, um dos quais ele leva. É um mapa da cidade com um local marcado dentro Ele dá de ombros e descarta-lo, retornando ao seu edifício de apartamentos em ruínas. Como ele está abrindo sua caixa postal, ele vê uma mãe e seu filho caminhando para fora do prédio arrastando uma boneca por trás deles. Ele vai até sua hospedagem e abre a porta, lançando um negro galo que desce as escadas. Entrar, ele se senta para comer, cortando-se uma fatia de pão. Ele descobre um ovo escondido dentro do pão e extrai-lo. Ele rachaduras-la aberta, mas ele está vazio. Como ele quebra, as luzes se apagam eo vento aumenta. Objetos são lançados sobre o quarto. A comoção deixa o homem e vai até a janela e olha para baixo, onde os dois homens de mais cedo estão olhando para ele com olhos whitened. Um deles segura o galo. Ele fecha os cegos e retorna para a mesa, onde ele encontra o mapa e, usando seu próprio mapa da cidade, traça o local marcado.

No dia seguinte, ele vai para o ponto indicado e entra em um grande edifício escuro a partir do qual um homem corre com medo. As prensas homem para o interior e desce a um camarim, onde ele encontra um script carbonizados, um manto bordado com sigilos , maquiagem, uma peruca e barba e um boné. Sentar-se ele se veste-se como Faust e fala para si mesmo, (as primeiras palavras faladas no filme) declaração de abertura de Fausto de intenção de seguir magia negra. A luz do estágio começa a piscar e um alarme soa, indicando 'atores no palco ". Fausto se levanta e faz o seu caminho através da área de backstage, além de um camarim cheio de meninas gritando chorus e um descanso de marionetes para o palco. Ele espia por entre as cortinas fechadas e vê uma audiência de montagem. Golpeado com medo do palco, ele tira sua roupa e limpa sua maquiagem. Olhando ao redor, ele vê vários estágios mãos que considerá-lo de uma forma desafiadora. Ele olha de uma forma de escape, abre a sua navalha e cortes e saída através do fundo de papelão para encontrar-se na escuridão de um gótico vault. Ele caminha até o chegar a um alquimista laboratório 's, com alambiques, garrafas, caveiras, velas e um grimório . Ele abre o fogão e sopra as brasas sob uma réplica de grande porte. Eles incendiar-se e ele salta para trás. O líquido na retorta começa a borbulhar. Insetos, aves esqueletos scuttle sobre a mesa como o líquido sobre thrashes, eventualmente, resolver-se em um feto , então uma criança. O homem destrói a réplica e carrega o homunculus para o grimório. Escrita mágica sigilos em um pedaço de papel, ele dobra e, usando a faca, insere-o no golem boca 's. A criança acorda de barro e se senta, olhando ao redor. Morphs da criança enfrentar três primeiras vezes em um menino, depois para o rosto do homem (o próprio protagonista), em seguida, em um crânio, zombando de rir. O homem torna-se irritado (por ser lembrado de sua eventual morte) e esmaga a figura de barro, que só "morre" depois que ele recupera e rasga o papel mágico. Um cenário estágio cai de cima. Em seguida, desce uma enorme madeira marionete de um bom anjo que procede de alertar Fausto de praticar magia negra . O anjo sai. Há um trovão teatral e da cabeça de um demônio é visto rolando encosta de uma montanha para subir ao palco. O demônio exorta Fausto para a prática de magia negra. O demônio sai. Um servo entra e diz a Fausto que dois homens estão esperando lá fora para ele. Fausto se levanta e sai. Um Louco entra e começa a ler grimoire Faustus ".

Características[editar | editar código-fonte]

Adaptação livre da obra de Goethe, o filme mistura atores com marionetes, personificando o mito de Fausto em um homem comum contemporâneo. Mais uma vez a imaginação fértil e insana de Svankmajer supera todos os limites e nos apresenta a obra como jamais imaginada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]