Ferdinand Georg Waldmüller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde novembro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Auto-retrato (1828)

Ferdinand Georg Waldmüller (Viena, 15 de janeiro de 1793 - Hinterbrühl, 23 de agosto de 1865) foi um pintor e escritor austríaco, um dos artistas austríacos mais importantes na primeira metade do século XIX.

Estudou na Academia de Belas-Artes de Viena, e assegurou a sua subsistência financeira pintando retratos. Em 1811 obteve um posto de professor de artes plásticas junto da prole do conde Gyulay, na Croácia. Três anos depois, regressou a Viena e trabalhou o seu estilo copiando as obras dos grandes mestres.

Waldmüller interessou-se progressivamente pela natureza, e dedicou-se à pintura paisagista. Foi neste género que o seu estilo atingiu a maior originalidade: o seu sentido cromático e o seu bom conhecimento da natureza ajudaram-no a executar telas notáveis.

Waldmüller foi também professor na Academia de Belas-Artes de Viena, mas teve regularmente disputas com a elite vienense em virtude das suas críticas ao sistema da instituição, que queria concentrar no estudo da natureza.

Obra escrita[editar | editar código-fonte]

Nos seus escritos trata sobre aspectos teóricos das suas concepções da pintura e do desenho e as suas consequências pedagógicas:

  • Das Bedürfnis eines zweckmäßigen Unterrichts in der Malerei und plastischen Kunst. Angedeutet nach eigenen Erfahrungen. (A necessidade de uma educação adequada na pintura e artes plásticas. Baseado na própria experiência.) Viena 1846
  • Vorschläge zur Reform der Österreichisch-kaiserlichen Akademie der bildenden Kunst. (Proposta de reforma da Academia de Belas-Artes no Império Austríaco.) Viena 1849
  • Andeutungen zur Belebung der vaterländischen bildenden Kunst. (Sugestões para estimular a arte patriótica) Viena 1857 Versão digitalizada.
  • Imitation, Reminiscenz, Plagiat. (Imitação, reminiscência e plágio.) 1857


Galeria[editar | editar código-fonte]

Entre os seus retratos mais conhecidos estão os seguintes:

Também fez pinturas com outros temas:


Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Biedermeier - estilo ou gosto artístico / corrente artística

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ferdinand Georg Waldmüller