Ferdinand Tönnies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferdinand Tönnies
Nascimento 26 de julho de 1855
Oldenswort
Morte 9 de abril de 1936 (80 anos)
Kiel
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Sociologia

Ferdinand Tönnies (Oldenswort, 26 de julho de 1855Kiel, 9 de abril de 1936) foi um sociólogo alemão.

Fez contribuições importantes para a teoria sociológica e em estudos de campo, além de ser responsável por trazer de novo Thomas Hobbes ao primeiro plano, através da publicação dos seus manuscritos.

A distinção, tornada clássica, entre dois tipos básicos de organização sociail, a comunidade (Gemeinschaft) e a sociedade (Gesellschaft), é a contribuição mais conhecida de Tönnies. As relações de comunidade, típicas de grupos de caçadores-coletores e hordas – portanto, grupos relativamente pequenos e pré-industriais – baseiam-se na coesão nascida do parentesco, das práticas herdadas dos antepassados e dos fortes sentimentos religiosos que unem o grupo. Já as relações de sociedade são típicas de grupos que vivem vida urbana desenvolvida, organizam-se em Estados e possuem uma complexa divisão do trabalho.

Para o seu contemporâneo Martin Buber (1878 – 1965), [1] na concepção de Tönnies a comunidade foi substituída pela sociedade, enquanto que para ele nada há de irreversível em tal processo inclusive sendo este altamente desejável para reverter a regulação por princípios utilitaristas e relacionamentos externalizados.

Foi um escritor prolífico e também o co-fundador da Sociedade Alemã de Sociologia (1909), da qual foi presidente da fundação à 1933, deposto pelo nazismo.

Devemos distinguir no pensamento alemão, portanto a preocupação como estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico. Adiciona-se a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados. Essa associação entre história, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemão e influenciou muitos cientistas, de Gabriel de tarde a Ferdinand Tönnies.

Referências

  1. Buber, Martin. Sobre comunidade. SP, Perspectiva, 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.