Fernando Prado Ayuso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Prado Ayuso
Bispo da Igreja Católica
Bispo de San Sebastián
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Congregação Religiosa Mathew Vattamattam, C.M.F
Atividade eclesiástica
Congregação Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria
Diocese Diocese de San Sebastán
Nomeação 31 de outubro de 2022
Entrada solene 17 de dezembro de 2022
Predecessor José Ignacio Munilla Aguirre
Mandato 2022 -
Ordenação e nomeação
Profissão Solene 27 de setembro de 1998
Ordenação presbiteral 7 de maio de 2000
por Juan María Uriarte
Nomeação episcopal 31 de outubro de 2022
Ordenação episcopal 17 de dezembro de 2022
Lema episcopal In corde Matris
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Bilbau, País Basco, Espanha
28 de agosto de 1969 (54 anos)
Nacionalidade espanhol
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Fernando Prado Ayuso, C.M.F (Bilbau, 28 de agosto de 1969), é um missionário claretiano e sacerdote basco. Atualmente é Diretor da Editora Claretiana de Madri (editora de grande parte dos escritos do Papa Francisco na Espanha) e professor de teologia no Instituto Teológico de Vida Religiosa de Madri. Em 31 de outubro de 2022, foi nomeado Bispo de San Sebastián [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos e treinamento[editar | editar código-fonte]

Sua infância e juventude foram passadas no bairro de Las Arenas (Getxo). Vinculado desde criança à Paróquia Nuestra Señora de las Mercedes. Estudou o EGB, o BUP e o COU na Escola Andrés de Urdaneta (Loiu-Bizkaia). Com estudos avançados em Jornalismo, em 1992 ingressou na Congregação dos Missionários Claretianos. Depois de completar o Noviciado (Vitória), fez os primeiros votos em 27 de agosto de 1994 e se mudou para o Teologado Claretiano de Bilbao para continuar sua formação inicial. Lá realizou seus estudos teológico-sacerdotais (Universidade de Deusto) e aperfeiçoou seu basco, obtendo o EGA (Euskararen Gaitasun Agiria).

Depois de completar seus estudos, fez a profissão perpétua (27 de setembro de 1998) e ingressou em sua primeira missão na comunidade claretiana de Donostia-San Sebastián. Lá se dedicará à educação escolar (Mariaren Bihotza Ikastola) e à pastoral infanto-juvenil (Mariaren Bihotza-Paróquia Coração de Maria).

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Em 7 de maio de 2000, recebeu a ordenação sacerdotal de Dom Juan María Uriarte e continuou a trabalhar pastoralmente na paróquia Ikastola Mariaren Bihotza. Em 2002 foi destinado à comunidade geral claretiana de Buen Suceso em Madri.

O então superior geral, Aquilino Bocos Merino, nomeou-o diretor da editora Publicaciones Claretianas. A partir de então, seu trabalho permaneceu fundamentalmente ligado à animação e formação da vida consagrada através do trabalho editorial e do ensino. Capelão na residência universitária das Irmãs da Caridade do Sagrado Coração (2003-2014) e das Missionárias da Docência Concepcionistas (2015-). Da mesma forma, desde a sua abertura em 2014 tem colaborado como sacerdote voluntário na Igreja de San Antón em Madrid. De 2003 a 2016 colaborou durante o verão como sacerdote visitante na Arquidiocese de Los Angeles (Califórnia) e Chicago (Illinois), a serviço do ministério hispânico, fundamentalmente.

Licenciado em Ciências da Informação (Jornalismo) pela Universidade do País Basco (UPV/EHU) e mestre em Editoração (Universidade de Salamanca) e licenciado em Ciências Eclesiásticas (Baccalaureatus in Theologia) pela Universidade de Deusto e Licenciado em Teologia (Vida Religiosa) pela Universidade Pontifícia de Salamanca.

Sua tese de bacharelado em teologia, publicada posteriormente, centrou-se no ministério ordenado dos religiosos na Igreja.

Desde 2004 é professor na Aula do Noviciado e em outros programas de formação voltados à vida consagrada na Escola Regina Apostolorum (Madri) , onde leciona as disciplinas de Redes Sociais e Teologia da missão . Desde 2010 é professor visitante no Instituto Teológico da Vida Religiosa de Madri, onde leciona a disciplina de Teologia da Missão no Biênio Teológico para licenciaturas, além de outros cursos e seminários.

Autor de vários livros e artigos especializados, em 2018 publicou A Força da Vocação, livro-entrevista com o Papa Francisco [2] , publicado sob o selo de 15 editoras internacionais e traduzido para 10 idiomas, inclusive chinês. Desde 2004 é editor do conhecido blog de notícias masdecerca.com voltado para a vida consagrada em língua espanhola e desde 2018 colabora no talk show La lantern de la Iglesia [3] na rede COPE .

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Bispo de São Sebastião[editar | editar código-fonte]

Em 31 de outubro de 2022, é nomeado bispo da diocese de San Sebastián, sede onde receberá a ordenação episcopal e assumirá o cargo nos próximos meses.[1]

Referências

  1. a b «Nomina del Vescovo di San Sebastián (Spagna)». Bollettino Vatican. Consultado em 31 de outubro de 2022 
  2. «Fernando Prado entrevista al Papa sobre la vida consagrada». Alfa y Omega (em espanhol). Consultado em 1 de janeiro de 2019 
  3. Iglesia, La Linterna de la (19 de março de 2017). «La Linterna de la Iglesia». COPE (em espanhol). Consultado em 1 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fernando Prado Ayuso
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fernando Prado Ayuso