Festival Internacional da Juventude de Međugorje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Internacional da
Juventude de Medjugorje
Mladifest
Status Ativo
Gênero Festival católico
Data(s) 1–6 de agosto
Frequência Anual
Sede Santuário de Međugorje
Coordenadas 43° 11′ 25″ N, 17° 40′ 37″ L
Local Međugorje
País Bósnia e Herzegovina
Página oficial www.mladifest.com

O Festival Internacional da Juventude de Međugorje, também conhecido como Mladifest, é um festival anual de juventude católica organizado em Međugorje, na Bósnia e Herzegovina, entre 1 e 6 de agosto, para marcar a data de aniversário da Virgem Maria, mãe de Jesus, a 5 de agosto, como reivindicada pelos videntes das supostas aparições marianas locais. O festival foi criado em 1989 por dois frades franciscanos, o Padre Slavko Barbarić e o Padre Tomislav Vlašić.

História[editar | editar código-fonte]

O Mladifest foi estabelecido em 1989 por dois frades franciscanos herzegovinianos – o Padre Slavko Barbarić e o Padre Tomislav Vlašić – para celebrar o alegado aniversário de 2000 anos da Virgem Maria, conforme reivindicado pelos supostos videntes de Nossa Senhora de Međugorje (invocada como Rainha da Paz). Na época, Barbarić foi condenado por desobediência à Igreja Católica e esteve irregularmente ativo na paróquia de Međugorje até 2000.[1] Por seu lado, Vlašić liderou pessoalmente todo o festival até 1991.[2]

Multidão de jovens vindos de todo o mundo para o Festival de Međugorje

Todos os anos, milhares de jovens chegam ao Festival de Međugorje provindos de todo o mundo.[3] Em média, o Mladifest é visitado por cerca de 50 mil pessoas todos os anos.[3][4] O Mladifest é o segundo maior encontro católico regular de jovens atrás da Jornada Mundial da Juventude.

No encontro de 2020, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do festival afirmando que a Virgem Maria é "o grande modelo de uma Igreja de coração jovem, pronta para seguir Cristo com frescor e docilidade" e que seu exemplo deve "sempre nos fascinar e guiar-nos". Em seus discursos aos jovens, o Papa nunca mencionou as supostas aparições nem citou nenhuma das supostas mensagens de Nossa Senhora de Međugorje.[5]

O Festival da Juventude de Međugorje inspirou a iniciação de festivais na Croácia (Mladifest Hrvatska, desde 2019) e na América do Norte (North American Mladifest). Em abril de 2023, croatas americanos e canadenses se reuniram em Los Angeles.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Perić, Ratko (5 August 2020). "Ordinarijat i "Mladifest"". Crkva na kamenu
  2. "Zabluda o "Gospinu rođendanu" ili kako je nastao "Mladifest" in Crkva na kamenu (31 de julho de 2018)
  3. a b "Mladifest u Međugorju okupio tisuće mladih iz nekoliko europskih zemalja" in Večernji list (1 de agosto de 2020)
  4. Allen, John L. Jr. (4 August 2020). "Medjugorje message expresses Pope Francis's 'Marian Classic'". Crux.
  5. Festival da juventude de Medjugorje: Papa envia mensagem especial para os jovens in Comunidade Católica Shalom (8 de agosto de 2022)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Festival Internacional da Juventude de Međugorje