Filipe de Hesse-Darmstadt
| Filipe | |
|---|---|
| Landegrave de Hesse-Darmstadt | |
Filipe |
|
| Governo | |
| Consorte | Maria Teresa de Croÿ |
| Vida | |
| Nascimento | 20 de Julho de 1671 |
| Darmstadt, Alemanha | |
| Morte | 11 de Agosto de 1736 (65 anos) |
| Viena, Áustria | |
| Filhos | José de Hesse-Darmstadt Guilherme Luís de Hesse-Darmstadt Teodora de Hesse-Darmstadt Leopoldo de Hesse-Darmstadt Carlos de Hesse-Darmstadt |
| Pai | Luís VI de Hesse-Darmstadt |
| Mãe | Isabel Doroteia de Saxe-Gota-Altenburg |
O landegrave Filipe de Hesse-Darmstadt (20 de Julho de 1671 - 11 de Agosto de 1736) foi um landegrave de Hesse-Darmstadt, marechal-de-campo imperial e governador de Mântua.
Índice |
Família [editar]
Filipe foi o quarto filho do segundo casamento do landegrave Luís VI de Hesse-Darmstadt com a duquesa Isabel Doroteia de Saxe-Gota-Altenburg. Os seus avós paternos eram o landegrave Jorge II de Hesse-Darmstadt e a princesa Sofia Leonor da Saxónia. Os seus avós maternos eram o duque Ernesto I de Saxe-Gota e a duquesa Isabel Sofia de Saxe-Altenburg.1
Vida [editar]
Filipe lutou ao lado dos Habsburgos na Guerra de Sucessão Espanhola e tornou-se marechal-de-campo e comandante supremo das tropas imperiais na recém-conquistada Nápoles em 1708. Após o fim da guerra em 1714 e com a ajuda do príncipe Eugénio de Sabóia, Filipe tornou-se governador do ducado de Mântua até à sua morte.
Filipe era um grande amante de música e, enquanto comandava o exército austríaco em Nápoles, tornou-se mecenas de Nicola Porpora e, enquanto governador de Mântua, fez de António Vivaldi Maestro di Cappella da sua corte. Vivaldi escreveu a ópera Tito Manlio em honra de Filipe.
Casamento e descendência [editar]
Filipe casou-se com a duquesa Maria Teresa de Croÿ, filha do duque Fernando Francisco José de Croÿ-Havré, no dia 24 de Março de 1693 em Bruxelas. Para se casar com Maria, Filipe teve de se converter ao catolicismo, algo que desagradou a sua mãe. O casal teve cinco filhos:
- José de Hesse-Darmstadt (22 de Janeiro de 1699 - 20 de Agosto de 1768), bispo de Augsburg; sem descendência.
- Guilherme Luís de Hesse-Darmstadt (1704); morreu novo.
- Teodora de Hesse-Darmstadt (6 de Fevereiro de 1706 – 23 de Janeiro de 1784), casada com o duque Antonio Ferrante Gonzaga; sem descendência.
- Leopoldo de Hesse-Darmstadt (11 de Abril de 1708 - 27 de Outubro de 1764), casado com Henriqueta d'Este; sem descendência.
- Carlos de Hesse-Darmstadt (1710); morreu novo.
Referências
- ↑ C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 114.