Firebird (servidor de base de dados)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Firebird
Plataforma Multiplataforma
Versão estável 3.0.7 (15 de outubro de 2020; há 3 anos)
Sistema operacional multiplataforma
Gênero(s) SGBD
Licença IPL, IDPL
Página oficial www.FirebirdSQL.org

Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS, em grandes sistemas operacionais e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

Baseado no código do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código na versão 6.0 (em 25 de Julho de 2000), alguns programadores em associação assumiram o projecto de identificar e corrigir inúmeros defeitos da versão original, surgindo aí o Firebird 1.0, que se tornou um banco com características próprias, obtendo uma aceitação imediata no círculo de programadores. A versão mais recente estável é a 3.0, lançada dia 19/Abril/2016, e que traz como principais novidades o suporte total a máquinas multiprocessadas (SMP) no SuperServer e grandes melhorias em segurança.

O Firebird é gratuito em todos os sentidos: não há limitações de uso, e seu suporte amplamente discutido em listas na Internet, o que facilita enormemente a obtenção de ajuda técnica. O Firebird receberá também uma versão mobile para Android, o sistema operacional da Google para dispositivos móveis, atualmente em testes.

O produto suporta sistemas com centenas de usuários simultâneos e bases de dados com centenas de gigabytes. Há suporte gratuito na Internet através de vários sítios.

Desde sua primeira versão, oferece recursos como: compatibilidade ACID, transações MVCC, triggers, procedures, collations, UDFs, etc.

O Firebird tem a maior base de usuários no Brasil, Rússia e Europa.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.