First Squad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
First Squad: The Moment of Truth
ファースト・スクワッド
(Fāsuto sukuwaddo)

First Squad: A Hora da Verdade (BR)
Japão Japão Rússia Rússia
2009 • cor • 75 min 
Direção Yoshiharu Ashino[1]
Produção Eiko Tanaka
Aljosha Klimov
Misha Shprits
Roteiro Aljosha Klimov
Misha Shprits
Gênero Animação, Bélico, Fantasia
Idioma Russo
Música DJ Krush
The 3ug3reeder
Cinematografia João da Costa Pinto
Sergey Akimov
Kumiko Sakamoto
Edição João da Costa Pinto
Sergey Akimov
Kumiko Sakamoto
Estúdio Studio 4°C
Molot Entertainment Film Company
Distribuição Molot Entertainment Film Company
Lançamento 13 de maio de 2009 (Cannes)
15 de outubro de 2009 (Rússia)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

First Squad (em japonês: ファーストスクワッド Fāsuto sukuwaddo, em russo: Пе́рвый отря́д, Perviy otryad), no Brasil First Squad: A Hora da Verdade, é um projeto de animação conjunta do Studio 4°C do Japão com os autores russos da Molot Entertainment. O filme ganhou o prêmio do jornal russo Kommersant.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme é ambientado durante os dias iniciais da Segunda Guerra Mundial na Frente Oriental (outono e inverno de 1941/1942). Seus principais protagonistas são um grupo de adolescentes soviéticos com habilidades extraordinárias, os adolescentes foram recrutados de modo a formarem uma unidade especial para combater o exército alemão invasor. Eles são combatidos por um oficial da Schutzstaffel (SS), que está tentando levantar dos mortos um exército sobrenatural de cruzados do século XII da Ordem da Cruz Sagrada (ou seja, os Cavaleiros Teutônicos), e recrutá-los para a causa nazista. A maioria dos adolescentes morrem assassinados, a não ser pela protagonista Nadia. Nadia é uma garota órfã de 14 anos, com a capacidade de predizer os "momentos da verdade", o que a torna uma pessoa-chave para evitar a vitória nazista. Logo após perder a memória depois de um ataque aéreo alemão e de escapar ilesa de uma tentativa de assassinato, ela é levada para um laboratório secreto soviético que estuda fenômenos sobrenaturais, especialmente sobre contatos com os mortos. A tarefa de Nadia é mergulhar no mundo dos mortos para reconhecimento. Lá, no Vale Sombrio, ela conhece seus amigos mortos e os convence a continuar lutando.

Vídeo clipe[editar | editar código-fonte]

Na véspera de 9 de maio de 2005, um vídeo clipe foi lançado, com base na música "Наша с тобой победа" ("Nossa Vitória") pelo artista russo Ligalize. O clipe foi dirigido por Daisuke Nakayama e produzido por Michael Spritz e Alexey Klimov que descreve uma luta épica entre os pioneiros soviéticos e os soldados nazistas, com o lado alemão possuindo robôs mechas e vários soldados sobrenaturais. Entre os locais de destaque estão o Palácio dos Sovietes e a estação de metrô de Maiakovskaia em Moscou.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 2007, foi anunciado que um filme intitulado First Squad - The Moment of Truth estava sendo produzido.[3] O filme foi produzido pela Studio 4°C em parceria com a Molot Entertainment e distribuído por Amedia. O filme foi dirigido pelo diretor e animador da Studio 4°C, Yoshiharu Ashino, co-escrito e produzido por Michael Spritz, Alexey Klimov e Eiko Tanaka, desenvolvimento por Hirofumi Nakata, e música pelo DJ japonês, DJ Krush. O filme foi exibido no Festival de Cannes,[4] no Festival Internacional de Cinema de Locarno,[5] Fantasporto,[6] e Fantasia Film Festival.[7] Em 8 de junho de 2010, a Anchor Bay Entertainment anunciou a distribuição do filme nos Estados Unidos através da Manga Entertainment e XYZ Films.[8]

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Elena Chebaturkina — Nadia
  • Mikhail Tikhonov — Lenya
  • Irina Savina — Valya
  • Ludmila Shuvalov — Zina
  • Damir Eldarov — Marat
  • Alexander Gruzdev — General Belov
  • Rudolf Pankov — Monk
  • Artem Kipnis — Médico
  • Olga Golovanov — Mãe de Nadia
  • Sergei Aizman — Barão von Wolff
  • Nikita Prozorovskii — Obergruppenführer Linz

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [1]
  2. 4°C's First Squad Wins Award at Moscow Int'l Fim Fest Anime News Network (30-06-2009). Visitado em 14-08-13.
  3. first-squad.com — Site oficial
  4. "Studio 4C Goes To War In Russia! Brand New Trailer For Russian Anime FIRST SQUAD!", Twitch, 29-04-2009. Página visitada em 14-08-13.
  5. "FIRST SQUAD", Locarno, 29-04-2009. Página visitada em 14-08-13.
  6. "Lista de filmes - Fantasporto 2010", Jornal de Notícias. Página visitada em 14-08-13.
  7. "First Squad: The Moment of Truth, MONTREAL PREMIERE", Fantasia Festival, 13-07-2010. Página visitada em 14-08-13.
  8. First Squad Moment Truth Acquired By Anchor Bay Mania.com (2010-06-08).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]