Foliculite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Foliculite é uma infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias, predominantemente do tipo estafilococos. Essa inflamação é causada com maior frequência por um tipo de bactéria Gram-positiva, e pode ser desencadeada por certos fungos como o Tinea barbae (foliculite na barba), fungos do gênero Malassezia (foliculite pitirospórica), por vírus herpes simplex (foliculite herpética) e por outras bactérias como a Pseudomonas aeruginosa (foliculite bacteriana).[1] A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo freqüente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres). Geralmente tratada com antibioticoterapia.

A foliculite é uma lesão semelhante à lesão da acne, que pode ou não ter pus. Esta infecção é caracterizada pela dor, que pode indicar que a inflamação pode virar um furúnculo ou celulite.[2] A acne é causada pela oleosidade da pele, por fatores hormonais e questões hereditárias em alguns casos. Já a foliculite é gerada através de uma infecção bacteriana sob a pele.[3]

Referências

  1. Marina Martinez. Foliculite (em português) InfoEscola. Página visitada em 14 de outubro de 2013.
  2. Foliculite tem aparência semelhante à acne, mas ocorre em local diferente (em português) Globo.com. Bem Estar (22 de janeiro de 2013). Página visitada em 14 de outubro de 2013.
  3. A diferença entre foliculite e acne (em português) Toda Perfeita. Hospital das Nações (13 de setembro de 2013). Página visitada em 14 de outubro de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.