Francisco de Solís Folch de Cardona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco de Solís Folch de Cardona
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo de Sevilha
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Sevilha
Nomeação 17 de novembro de 1755
Predecessor Luis Salcedo Azcona
Sucessor Francisco Javier Delgado Benegas
Mandato 1755-1775
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 16 de março de 1749
por Enrico Enriquez
Nomeado arcebispo 29 de janeiro de 1749
Cardinalato
Criação 5 de abril de 1756
por Papa Bento XIV
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santos Doze Apóstolos
Dados pessoais
Nascimento Salamanca
16 de fevereiro de 1713
Morte Roma
21 de março de 1775 (62 anos)
Nacionalidade espanhol
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Francisco de Solís Folch de Cardona (Salamanca, 16 de fevereiro de 1713 - Roma, 21 de março de 1775) foi um cardeal do século XVIII

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Salamanca em 16 de fevereiro de 1713. Filho de José Solís y Gante, marquês de Castelnovo, conde de Saldueña e terceiro duque de Montellano, e Josefa Folch de Cardona, marquesa de Castelnovo y Pons. Seu pai foi um dos membros originais da Real Academia Española , fundada em 1713. Seu irmão José Solís Folch de Cardona foi vice-rei de Nueva Granada (futura Colômbia); e depois ingressou na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Pela influência que sua família exercia na corte, obteve o título de barão de Santa María de Aracena.[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

Ele foi educado em casa com os melhores professores, lucrando em todas as ciências; seus pais lhe forneceram todos os meios para cultivar seu raro talento e inteligência na busca de sua carreira eclesiástica; aos dezoito anos, sofreu uma grave doença que o fez perder o olho esquerdo; ele tinha um olho de vidro colocado em seu lugar (1) .[1].

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Ordenado (nenhuma informação encontrada). Capelão real. Tesoureiro e cônego do cabido da catedral de Málaga; seu reitor em outubro de 1744.[1].

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Eleito arcebispo titular de Trajanopoli, em 20 de janeiro de 1749. Co-administrador da sede metropolitana de Sevilha, ocupada pelo Cardeal Luis de Borobón, Infanteda Espanha, 28 de janeiro de 1749. Consagrado, domingo, 16 de março de 1749, Real Mosteiro da Encarnação, Agostinianas Descalças, Madri, por Enrico Enriquez, arcebispo titular de Nazianzo, núncio na Espanha, coadjuvado por Juan Antonio Pérez Arellano, bispo titular de Casio, auxiliar de Toledo, e por Andrés Núñez Montegaudo, bispo titular de Mascula, auxiliar de Toledo. Na mesma cerimônia foi consagrado Manuel Quintano Bonifax, arcebispo titular de Farsalo, coadministrador de Toledo. Transferido para a sé de Córdoba, com título pessoal de arcebispo, em 25 de setembro de 1752. Promovido à sé metropolitana de Sevilha, em 17 de novembro de 1755; ele recebeu o pálio naquele mesmo dia. Ele expandiu e modernizou o seminário; e reconstruiu e embelezou a catedral metropolitana e o mosteiro das monjas capuchinhas.[1].

Cardinalado[editar | editar código-fonte]

Criado cardeal sacerdote no consistório de 5 de abril de 1756; o papa enviou-lhe o barrete vermelho com um breve apostólico de 7 de abril de 1756; o apostólico capazgato , abade Conde Giovanni Maria Mandelli, trouxe-lhe o barrete vermelho; O rei Fernando VI da Espanha a impôs ao novo cardeal. Não participou do conclave de 1758 , que elegeu o Papa Clemente XIII. Em 1762, reedificou o convento de Santa Rosalía . Participou do conclave de 1769 , que elegeu o Papa Clemente XIV. Recebeu o chapéu vermelho em 22 de junho de 1769; e o título de Ss. XII Apostoli, 26 de junho de 1769. Atribuído à SS. CC. do Conselho Tridentino, Propaganda Fide, Ritos e Indulgências e Relíquias Sagradas. Participou noconclave de 1774-1775 , que elegeu o Papa Pio VI.[1].

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu em Roma em 21 de março de 1775, pela manhã. Ele havia sofrido febre furiosa com ataque de pettodurante a noite de 17 de março; recebeu os sacramentos da Igreja e a bênção papal. O funeral foi celebrado no dia 27 de março seguinte em sua igreja titular de Ss. XII Apostoli, dos Frades Menores, com a participação do Papa e do Sagrado Colégio dos Cardeais; no final, o Papa deu a absolvição final. O corpo, colocado em caixão triplo, foi entregue ao Padre Guardião daquela igreja e sepultado, sem qualquer memorial fúnebre, para aguardar a decisão dos seus familiares em Espanha, mas sem nunca terem chegado disposições aos Conventuais, o seu corpo aí permanece. até hoje, no esquecimento. Seu coração foi enviado de Roma em uma urna de cristal e enterrado na igreja dos Capuchinhos em Sevilha, que ele havia fundado.[1].

Referências

  1. a b c d e f «Francisco de Solís Folch de Cardona» (em inglês). cardinals. Consultado em 30 de novembro de 2022