From Hell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
From Hell
Comic image missing-pt.png
Editora Estados Unidos:
Eddie Campbell Comics
Top Shelf Productions
Reino Unido:
Knockabout Comics 1999 (Edição de Colecionador)
Publicação
Publicação original 1991
Última Publicação 1996
Qte. de edições 10
Equipe criativa
Argumentista(s) Alan Moore
Arte Eddie Campbell
Projecto Banda Desenhada  · Portal da Banda Desenhada

From Hell é um romance gráfico escrito por Alan Moore e ilustrado por Eddie Campbell que especula sobre a identidade e as motivações de Jack o Estripador. O título foi tirado das primeiras palavras da carta que algumas autoridades acreditam ser uma mensagem autêntica mandada pelo assassino em 1888. A obra é densa, cheia de camadas e imensamente detalhada; a edição em coletânea tem aproximadamente 572 páginas.

From Hell foi publicada originalmente em doze edições em preto e branco pela Tundra Publishing/Kitchen Sink Press, e então relançada em brochura pela Eddie Campbell Comics.

A graphic novel toma como premissa a teoria de Stephen Knight — amplamente criticada como incorreta e sem sentido por especialistas — de que os assassinatos foram parte de uma teoria conspiratória para ocultar o nascimento de um bastardo herdeiro do trono britânico, filho do Príncipe Albert Victor, Duque de Clarence.

Em um apêndice adicionado à versão reunida de From Hell, Moore diz não aceitar a teoria de Knight como verdadeira, apesar de considerá-la uma ponto de partida interessante para sua própria visão fictícia dos assassinatos do Estripador, sua época e seu impacto.

Apesar de From Hell ser confessadamente uma obra de ficção, Moore e Campbell conduziram um trabalho significante de pesquisa para garantir plausibilidade e verossimilhança. A versão reunida de From Hell apresenta mais de quarenta páginas de informações e referências, indicando quais partes são baseadas na imaginação de Moore e quais são tiradas de fontes específicas. As opiniões de Moore sobre as informações referenciais também são listadas, e são em sua maioria discordantes.

Os Irmãos Hughes adaptaram From Hell para o cinema, lançando o filme em 2001 com participações de Johnny Depp, Heather Graham e Ian Holm. Como é de costume em relação à adaptação de seus textos, Moore não quis se envolver.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.