Futaba Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Futaba Channel
Futubaicon.png
Gênero Imageboard/Fórum de discussão
Cadastro Nenhum dispovível
País de origem  Japão
Idiomas Língua japonesa
Lançamento 30 de agosto de 2001
Desenvolvedor Desconhecido
Proprietário Desconhecido
Página oficial 2chan.net

Futaba Channel (ふたば(双葉)☆ちゃんねる, Futaba Channeru, lit. "Canal da folha dupla, Canal de duas folhas"?) ou somente Futaba, é um fórum de discussão do Japão. É considerado o imageboard japonês mais popular entra a cultura otaku e underground.

Origem[editar | editar código-fonte]

O Futaba Channel foi lançado em 30 de agosto de 2001, como um refúgio para os usuários do 2channel quando este tinha perigo de cair.[carece de fontes?] O imageboard 4chan é baseado no sistema do Futaba.[1]

Conceito[editar | editar código-fonte]

o Futaba Channel consiste em 60 imageboards (três deles são boards oekaki), e 40 message boards, com temas que vão desde problemas diários pessoais até junk food, esportes, ramen e pornografia.[2] Também tem um lugar a postagem geral de arquivos sem ser imagens. Futaba é mantido por um script personalizado com base em GazouBBS. O Futaba script é de código aberto e é usado para executar muitas imageboards japoneses.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Futaba tem gerado uma série de piadas visuais estranhas e personagens; as OS-tans seriam uma espécie de meme originário do Futaba Channel que se espalhou na cultura ocidental da Internet.[3] Alguns dos personagens que aparecem no Futaba Channel entraram no mundo real na forma de diversos bens da vida real, tais como figuras, bonecos ou imagens impressas em travesseiros. Esses itens são produzidos principalmente por dōjin, artistas e grupos japoneses.

Usuários não-japoneses da Internet, por vezes, referem-se ao Futaba Channel como 2chan, devido ao endereço do site. É freqüentemente não claro se este se destina a dizer Futaba Channel ou 2channel, e às vezes até mesmo refere-se a ambos, como se fossem um único site. Para eliminar a confusão, os nomes Futaba e 2channel são usados.

Futaba Channel também inspirou o imageboard inglês 4chan como um site irmão.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tuning into innovation outside the confines of English-speaking web Irish Times (2 de maio de 2008). Visitado em 19 de abril de 2011. "...4chan, an American anonymous image-sharing site that is based on the Japanese Futaba channel, itself an offshoot of the enormously popular Japanese 2chan site."
  2. 2chan.net (em japonês). Visitado em 24 de junho de 2011.
  3. OS-tan Know Your Meme. Visitado em 24 de junho de 2011.
  4. Stephanie Cohen (21 de fevereiro de 2009, as 20:25). The Dark Heart of the Internet New York Post. Visitado em 24 de junho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]